Uma aeronave Lockheed KC-130 Hercules da Força Aérea Brasileira (FAB) está sendo usada na busca por um tripulante de um navio mercante que caiu no Oceano Atlântico no sábado pela manhã.
O cargueiro militar do Esquadrão Gordo deixou a Base Aérea do Galeão e voou até a posição do navio MSC Korea, de bandeira do Panamá, que está a 2.778 km da costa do Recife.
O Hercules permanece na região nesta segunda-feira (23) como parte dos esforços para localizar o tripulante de cidadania sul-africana. Segundo o coordenador da missão, Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo (CTA), Flávio Melo, o incidente ocorreu por volta das 9h (horário de Brasília), no Oceano Atlântico, a cerca de 1.500 milhas náuticas a leste da cidade do Recife (PE).
O acionamento da Força Aérea nesse tipo de missão envolve tratados internacionais em que o Brasil é responsável por cobrir uma área de 22 milhões de km² ou quase três a vezes a extensão territorial do país, de 8,5 milhões de km².
O Hercules é parte do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), que também opera o Embraer KC-390 Millenium.
Retiraram o esquadrão Orugan de Salvador-Ba, para quando necessário movimentar uma aeronave do Rio de Janeiro para o litoral do Nordeste. Acho que a FAB não está muito preocupada em consumir combustível.
Se é um KC-130, só podem ser ou o KC-130H 2461 ou o KC-130H 2462, os dois únicos Hercules reabastecedores da frota da FAB. Está correta a designação “K” da notícia?
Oi André, a FAB informou que se trata de um KC-130, mas não forneceu o registro. Pesquisando no FR24 foi possível identificar o FAB 2462 em voos a partir do Recife: https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab2462#2ef2df6c
Obrigado pela observação, abraços!