A aeronave de transporte KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), partiu nesta madrugada do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino à Adana, na Turquia. O jato, um Airbus A330-200 que será convertido para o padrão MRTT, está transportando 6 toneladas de donativos para as vítimas do grave terremoto que atingiu o país e também a vizinha Síria.
A FAB também está levando 40 integrantes de equipe de resgate e cinco cães farejadores que apoiarão os esforços de salvamento nos escombros de edificações atingidas pelo tremor que atingiu 7,8 na escala Richter.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Dos dois KC-30 da frota, a Força Aérea escalou o FAB 2901, o primeiro a ser recebido. Ele decolou às 5h50 de Guarulhos e se encontrava sobre o estado da Bahia quando este artigo foi publicado – acompanhe o voo neste link.
A previsão é que o voo tenha duração de cerca de 11 horas, portanto, a aeronave deverá pousar em território turco por volta das 23 horas (horário local).
O A330-200 usado pela FAB havia operado com as companhias aéreas Avianca (Colômbia), Avianca Brasil (OceanAir) e a Azul, que a repassou à Aeronáutica. O jato widebody está em serviço desde o final de 2014 e é equipado com turbofans Rolls & Royce Trent.
Enquanto não é enviado para a empresa Getafe, na Espanha, para ser convertido em aeronave de reabastecimento aéreo, o KC-30 preserva as características de um avião de passageiros.
Neste momento, um KC-30 da #FAB está em Guarulhos/SP sendo carregado com 6 ton de donativos para as vítimas do terremoto na Turquia. A aeronave levará também 40 integrantes de equipes de resgate e 05 cães farejadores. @DefesaGovBr @ItamaratyGovBr @minsaude @mdregional_br pic.twitter.com/fyatNwsQ7T
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) February 9, 2023
Qual o custo desta operação com esse avião em comparação com o KC 390?
A pergunta que não quer calar é: se compraram as aeronaves para serem reabastecedoras dos Gripens, quando a conversão irá acontecer?