KC-390: 10 anos do primeiro voo do avião mais complexo da Embraer

Aeronave de transporte tático decolou pela primeira vez das instalações de Gavião Peixoto em 3 de fevereiro de 2015
O KC-390 durante o primeiro voo em 3 de fevereiro de 2015
O KC-390 durante o primeiro voo em 3 de fevereiro de 2015 (FAB)

Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, completam-se os 10 anos do primeiro voo do KC-390 Millennium, aeronave mais complexa já desenvolvida pela Embraer.

Fruto de um requerimento da Força Aérea Brasileira (FAB), o jato multimissão surgiu em 2007 como futuro substituto do C-130 Hercules, turboélice de transporte  militar mais vendido no mundo.

Para tirar do papel, uma aeronave mais capaz que o bem sucedido avião da Lockheed Martin, a Embraer e a FAB lançaram o programa conjunto com especificações bastante ousadas.

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Em vez de um turboélice, o KC-390 adotou dois motores turbofan e a escolha recaiu no motor V2500, da IAE, e que é amplamente usado pela família Airbus A320.

O KC-390 PT-ZNJ pousa após o voo histórico (FAB)

Outro avanço foi o uso de controles fly-by-wire, que trazem mais precisão no voo. Além disso, o Millennium foi dimensionado para transportar até 26 toneladas, bem mais do que Hercules.

A Embraer também inovou ao equipar todos os aviões com capacidade de receberem sistemas de reabastecimento aéreo. Basta para isso uma simples adaptação, ao contrário do rival, que depende de uma versão específica, a KC-130.

Voo a partir de Gavião Peixoto

O primeiro voo, na manhã de 3 de fevereiro de 2015, foi realizado em Gavião Peixoto (SP) pelo protótipo PT-ZNF, que havia sido apresentado em outubro do ano anterior.

Funcionários da Embraer recebem o KC-390 após o voo inaugural (FAB)

A aeronave permaneceu no ar por uma hora e 19 minutos até o pouso de volta à pista de Gavião Peixoto. Na época, a FAB previa receber os primeiros jatos no fim de 2016 e tinha 28 unidades encomendadas em 2014.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania”, disse na época o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Na prática, no entanto, o primeiro KC-390 foi entregue apenas em 2019 e desde então a FAB recebeu outros seis aviões, o mais recente deles em setembro do ano passado.

Os pedidos da Força Aérea também acabaram reduzidos para 19 aeronaves.

O protótipo do KC-390 foi recebido com festa após o primeiro voo (FAB)

Bons contratos de exportação

Por outro lado, a Embraer passou a buscar clientes no exterior e essa estratégia tem trazido bons resultados diante da difícil concorrência do C-130J, a versão avançada do Hercules.

Até o momento, a empresa tem 42 pedidos e intenções de compra pelo Millennium, dos quais dez aviões já foram entregues – Portugal tem dois e a Hungria, um.

Na Europa, Holanda e Portugal encomendaram cinco aeronaves, a Áustria, quatro, e Hungria e República Tcheca, dois jatos cada.

Na Ásia, a Coreia do Sul deve receber três C-390 no futuro. Além disso, a Embraer anunciou um novo contrato em dezembro para dois aviões, mas não revelou o cliente.

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