A missão humanitária organizada pelo governo brasileiro para apoiar o Haiti após um terremoto na semana passada teve um contratempo neste domingo, 22. Escalado para levar 32 voluntários ao país caribenho, o KC-390 registro FAB 2856 apresentou uma pane durante reabastecimento na base aérea do Cachimbo (PA) e teve de ser substituído.
O problema foi revelado pelo portal R7 horas após a decolagem da missão, a partir de Brasília (DF), mas não detalhado pela FAB. Conforme informações do site Flight Radar 24, a aeronave FAB 2854, a segunda entregue pela Embraer à Força Aérea Brasileira, aparecia como provável substituto do primeiro KC-390.
De acordo com a FAB, o jato multimissão deverá decolar de Boa Vista, em Roraima, nesta segunda-feira com destino à capital do Haiti, Porto Príncipe.
A missão organizada por várias áreas do governo Bolsonaro decolou na manhã deste domingo da base aérea de Brasília levando a bordo 32 bombeiros militares, cerca de 7 toneladas de materiais e equipamentos de emergência e 3,5 toneladas de medicamentos e insumos.
O terremoto que atingiu o Haiti no dia 14 teve uma magnitude de 7,2 pontos e provocou a morte de mais de 2 mil pessoas.
É a segunda missão humanitária que o KC-390 participa, após levar mantimentos para o Líbano em agosto de 2020 após uma forte explosão ter ocorrido na capital Beirute.
Substituto do C-130 Hercules
O KC-390 é um jato de transporte militar desenvolvido pela Embraer com apoio da FAB como substituto dos turboélices C-130 Hercules. A aeronave brasileira possui maior capacidade de carga, é mais veloz e dispõe de recursos de última geração, além de ser capaz de receber combustível no ar e também fazer o papel de avião de reabastecimento.
A Força Aérea recebeu o primeiro KC-390 em setembro de 2019 e três meses depois o segundo avião. A terceira unidade chegou à FAB em junho de 2020 e a quarta, em dezembro do ano passado.
Dos quatro aviões do Esquadrão Zeus, o 2853 e o 2854 estavam na base aérea de Brasília no fim de semana enquanto o 2855 realizou uma missão até o Ushuhaia, no extremo sul do continente, em companhia de um C-130 da FAB. A aeronave aparecia em Pelotas (RS) neste domingo.
O KC-390 2854 pousou no começo da tarde em Porto Príncipe, segundo a Aeronáutica.
PERGUNTO, PQ AS VENDAS DO KC-390 NÃO DECOLAM?
Mas qual foi o problena da aeronave?