A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta semana o primeiro lançamento realizado pelo KC-390 por meio de extração de cargas destinadas à estação Comandante Ferraz, na Antártica. A missão foi a primeira do jato militar cargueiro da Embraer no continente.
O voo foi realizado pela aeronave FAB 2857, não por acaso a usada no primeiro lançamento de carga pesada por extração realizado pela FAB em abril deste ano. Segundo a Marinha, que é responsável pela base na Antártica, foram lançadas duas toneladas de mantimentos que ajudarão a manter os 17 ocupantes que estão no local.
O KC-390 já havia sido usado em uma missão de apoio ao programa de pesquisa brasileira no continente, mas com voo destinado à Punta Arenas, no Chile, ocorrido em dezembro passado. Na ocasião, foram transportados pesquisadores de 7 projetos e os 16 componentes do Grupo-Base “Polaris”, que retornarão ao Brasil em 2023.
Por conta da pandemia do Covid-19, ainda não foi possível certificar o KC-390 para operar na pista mantida pelo Chile na Antártica.
A aeronave da Embraer foi desenvolvida para permitir lançamentos por extração de forma bastante automatizada. Por conta disso, é necessário apenas um único operador (loadmaster/mestre de cargas) para gerenciar toda a atividade, feita pela porta traseira de carga e que utiliza um para-queda para movimentá-la e mantê-la em segurança durante o pouso.