KC-390 é rebatizado como C-390 Millennium

Nova denominação já é reflexo da joint venture Boeing Embraer – Defense, também revelada no Dubai Air Show
C-390 Millennium
C-390 Millennium (Embraer)
Ex-KC390, agora C-390 Millennium: o jato de transporte da Embraer ganhou novo nome com a parceria com a Boeing (Embraer)

A Embraer e a Boeing anunciaram nesta segunda-feira (18) no Dubai Air Show que a joint venture para promover e desenvolver novos mercados para o jato de transporte multimissão KC-390 se chamará “Boeing Embraer – Defense“, que tera 51% de participação da fabricante brasileira.

As duas empresas também rebatizaram o KC-390 que agora passa a ser chamado C-390 Millennium – a designação anterior será usada apenas pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Assim como a outra joint venture, Boeing Brasil Commercial, e que assumirá a divisão de aviões comerciais, a Boeing Embraer – Defense também depende das aprovações dos órgãos regulatórios assim como de detalhes comerciais entre as duas empresas. A previsão é que o início de operação ocorra durante o primeiro semestre de 2020.

“A Boeing Embraer – Defense irá se basear no histórico de colaboração entre nossas empresas, no setor aeroespacial comercial e de defesa, para agregar maior valor ao C-390 Millennium, à medida que o avião está entrando em serviço e irá liderar a próxima geração de aeronaves de transporte e mobilidade aérea”, disse Marc Allen, presidente da Boeing para a Parceria com a Embraer e Operações do Grupo.

“O nome da nossa joint venture representa a forte parceria entre a Embraer e a Boeing que reforçará a competitividade global e ampliará os mercados potenciais para essa incrível aeronave , desenvolvendo e gerando maior valor para que o programa C-390 ofereça o melhor para nossos futuros clientes”, afirmou Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

YouTube video

Rival para o C-130 Hercules

O C-390 é a maior aeronave militar já desenvolvida no Brasil. O projeto surgiu da necessidade da FAB de substituir o turbo-hélice de transporte C-130 Hercules por um jato que oferecesse um desempenho superior em todos os sentidos.

Revelado em 2007, o programa do C-390 foi iniciado em 2009 e o primeiro protótipo voou em 2015. A FAB encomendou 28 unidades do cargueiro tático e recebeu o primeiro avião em setembro – a segunda aeronave será entregue até o final do ano. Em agosto, Portugal anunciou a compra de cinco C-390 que serão entregues em 2023.

A parceria com a Boeing pretende ampliar o mercado de atuação do C-390 Millennium para fazer frente ao famoso turbo-hélice da Lockheed Martin que, a despeito da idade, ainda domina essa categoria de aeronaves.

O C-390 é equipado com sistemas de controla 100% computadores (Embraer)

Veja também: Ucrânia tem interesse em comprar aviões Super Tucano e KC-390

Total
0
Shares
1 comments
  1. Por que a FAB não mantem algumas destas aeronaves para atuarem em incêndios??? Seria falta de capacidades técnicas, acessos rápidos da fontes de água…..????????????

Comments are closed.

Previous Post

Air Peace encomenda mais três jatos E195-E2

Next Post

Emirates converte pedidos do Airbus A380 em A350

Related Posts
Total
0
Share