A Força Aérea Portuguesa (FAP) não demorou para encontrar utilidade para seu primeiro KC-390 Millennium. Dias depois de ser entregue pela Embraer, em 19 de outubro, a aeronave de transporte tático voou para os Estados Unidos para buscar um helicóptero UH-60 Black Hawk para o país.
No começo de novembro, o KC-390 de matrícula FAP 26091 voltou a voar para a América do Norte para trazer outro helicóptero da mesma encomenda, que inclui seis aeronaves da Força Aérea Portuguesa.
A viagem entre Portugal e os EUA teve escala na Base Aérea de Lajes, no arquipélago dos Açores, e no Aeroporto Internacional T. F. Green, em Rhode Island, antes que o bimotor chegasse ao Aeroporto Regional de Dothan, no Alabama.
No local fica a Arista Aviation, empresa que detém o contrato para equipar os Black Hawk portugueses para missões de combate a incêndios.
O voo de retorno voltou a fazer uma escala técnica em Rhode Island, mas seguiu de lá até a Base Aérea de Ovar, no norte de Portugal, para descarregar o helicóptero da Sikorsky.
O voo teve duração de 6 horas e 3 minutos e percorreu quase 5.200 km, demonstrando a boa autonomia da aeronave.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Força Aérea Portuguesa é o primeiro cliente estrangeiro do C-390 Millennium, que já está em serviço no Brasil desde 2019. A Embraer entregará ao todo cinco aeronaves para a FAP e que se diferenciam pelo equipamento padrão da OTAN.