KC-390 substituindo Boeing 757 VIP na Nova Zelândia? É o que quer a Embraer

Real Força Aérea da Nova Zelândia opera dois jatos em missões VIP e também para transporte de cargas, mas que já estão no fim da vida útil e apresentando problemas
KC-390
KC-390 (Embraer)

A Embraer pretende vender o KC-390 Millennium para a Real Força Aérea da Nova Zelândia (RNZAF), mas para substituir uma aeronave impensável, o Boeing 757.

A RNZAF opera dois jatos 757-200 desde 2003 e que são usados para voos VIP mas também podem ser convertidos para transportar carga.

No entanto, as aeronaves já estão em serviço há mais de três décadas e apresentando problemas de confiabilidade.

Bosco da Costa Jr, CEO da Embraer Defesa & Segurança, revelou ao site Australian Defense Magazine que a empresa está monitorando a situação das duas aeronaves para propor o C-390 como solução.

Um dos dois Boeing 757 da Nova Zelândia
Um dos dois Boeing 757 da Nova Zelândia (RNZAF)

A hipótese surpreende no sentido que o Millennium não tem entre seus principais papeis o transporte VIP. Mas Bosco Jr afirmou que existe um “kit VIP paletizado” e que a aeronave pode executar todas as missões realizadas pelos 757.

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Em termos de capacidade, o C-390 pode levar até 26 toneladas enquanto o 757 neozelandês é apto a acomodar cerca de 22,5 toneladas de carga útil, segundo a Força Aérea.

O Boeing tem uma autonomia bastante grande, de 7.200 km, enquanto o C-390 pode voar 2.700 km com 23 toneladas de carga útil.

O KC-390 pode levar até 26 toneladas de carga
O KC-390 pode levar até 26 toneladas de carga (Embraer)

Fora da competição vencida pelo C-130J

A Embraer já tentou fechar a venda do Millennium para a Nova Zelândia em 2019, mas a Força Aérea acabou escolhendo o rival C-130J Hercules.

Na época, segundo o CEO, o C-390 ainda não havia atingido a Capacidade Operacional Total (FOC) e não estava em serviço, o que ocorreria em setembro daquele ano com a FAB.

“Eles disseram que esta plataforma (C-390) era muito arriscada para eles em 2019”, disse ele à ADM.

O primeiro C-130J Hercules da Nova Zelândia
O primeiro C-130J Hercules da Nova Zelândia (RNZAF)

Certamente o Super Hercules não poderia cumprir as mesmas missões do Boeing 757 já que é um turboélice. Por essa razão, Bosco Jr. vê o Millennium como um eficiente complemento à frota de C-130J.

Embora o governo neozelandês não tenha estabelecido nenhuma meta nesse sentido, uma recente falha técnica em um dos jatos deixou o primeiro-ministro do país, Christopher Luxon, no chão em Papua-Nova Guiné, em uma viagem a caminho do Japão.

Seguidos líderes da Nova Zelândia tem evitado gastar dinheiro com possíveis atualizações dos dois Boeing 757, o que pode ser um indício de que uma nova aeronave está a caminho.

 

 

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