Militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – da Força Aérea Brasileira (FAB) passam neste momento por treinamentos para realizar missões de combate a incêndios em voo com a aeronave KC-390 Millennium. O exercício, realizado na Base Aérea de Campo Grande (MS), começou na segunda-feira (15) e será concluído no domingo (23).
De acordo com a FAB, após o treinamento os tripulantes e equipes de apoio estarão aptos para executar missões reais de combate a incêndios com o novo avião multimissão da Embraer.
As provas com o KC-390 são conduzidas numa zona de lançamento plana, lateral e em descida, simulando a capacidade de apagar chamas em diversos relevos, a uma altura em torno de 46 metros (150 pés), explica a FAB. Atualmente, o único vetor da Aeronáutica capaz de combater incêndios é o veterano C-130 Hercules, que será substituído pelo Millennium.
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Para atuar nesse tipo de situação, o KC-390 emprega o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento é composto por um tubo que projeta água e retardante de chamas pela porta traseira esquerda do avião e um reservatório de 11.300 litros.
O MAFFS II pode ser rapidamente instalado ou retirado do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer. Uma vez colocado no avião, o equipamento é conectado ao sistema de energia elétrica da aeronave.
Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, celebrou o avanço da FAB em provar mais uma capacidade do KC-390. “Capaz de realizar os procedimentos específicos da Ação de Força Aérea referente ao Combate a Incêndio em Voo, essa é uma missão bastante desafiadora, em virtude de ter como característica lançamentos baixos, próximo ao relevo, o que exige muito da tripulação.”
MAFFS II
O MAFFS II empregado no KC-390 é bem diferente do equipamento de combate a incêndios usado nos Hercules da FAB. No novo sistema, que projeta a água pela porta lateral na fuselagem, permite manter o interior da aeronave pressurizada. No C-130, o tubo de lançamento fica na parte traseira do avião, que precisa executar a missão com a porta/rampa traseira aberta.
O sistema é fornecido pela empresa United Aeronautical Corporation, com sede nos Estados Unidos. A FAB não informa quantos kits MAFFS II serão adquiridos para o KC-390 – a FAB conta hoje com dois sistemas MAFFS de primeira geração compatíveis com os Hercules.
Avião de combate incêndios mais avançado do mundo
O KC-390 é um dos “aviões cisterna” mais modernos no mercado, se não o mais avançado. O avião fabricado no Brasil é o primeiro com capacidade de combate a incêndios equipado com controles 100% computadorizados (fly-by-wire). Esse recursos, segundo a Embraer, “reduz a carga de trabalho da tripulação em missões de combate a incêndios, melhorando a eficiência da operação”. A fabricante ainda destaca a velocidade da aeronave, o que “garante um menor tempo de trânsito e projeção da capacidade a longa distância, para rápida contenção do fogo”.
Parabéns a FAB ao aumentar a capacidade de combate a incendios. Agora é suspende o contrato com Aibus e comprar mais Millenius