“KC-390 ucraniano”, único An-178 voa para a Polônia

Protótipo da aeronave de transporte militar produzida pela Antonov estava desaparecido desde a invasão militar russa em fevereiro de 2022
Antonov An-178 (Markedonich)
Antonov An-178 (Markedonich)

O único protótipo finalizado do cargueiro militar An-178 pousou em Bydgoszcz, na Polônia, em 9 de outubro, após quase três anos sem que se soubesse seu paradeiro.

A aeronave de transporte tático da Antonov é rival direta do Embraer C-390 Millennium e estava desaparecida desde a invasão militar da Rússia, em fevereiro de 2022.

Dados de voo do FlightRadar24 mostram que a aeronave de matrícula UR-EXP apenas ligou o transponder quando voava em território polonês, próximo à fronteira com a Ucrânia.

Voo An-178 para a Polônia (FlightRadar24)

O An-178 é um derivado do An-158, um jato regional de asas altas e cauda em T.

A aeronave tem dimensões semelhantes ao C-390, mas transporta menos carga útil, apenas 18 toneladas contra 26 toneladas do modelo da Embraer.

O An-178 tem 33 metros de comprimento, contra 33,9 m do C-390; 30,57 m de envergadura contra 35 m do Millennium; e 9,5 m de altura, ante 11,8 m do avião brasileiro.

O AN-178 foi desenvolvido em pouco mais de três anos (foto - Antonov)
O AN-178 foi desenvolvido em pouco mais de três anos (foto – Antonov)

O desenvolvimento da variante militar começou em 2009 e um protótipo voou pela primeira vez em maio de 2015.

A Antonov pretendia oferecê-lo como substituto de antigos turboélices como o An-12 e o An-26, mas as relações com a Rússia se deterioraram após a tomada da Crimeia, em 2014, e um plano para substituir componentes da aeronave por equivalentes ocidentais teve início.

Em dezembro de 2021, a Antonov concluiu a conversão do protótipo UR-EXP no modelo An-178-100R, mas meses depois o conflito com a Rússia destruiu boa parte das instalações da empresa próximas à Kiev.

Na época, o governo ucraniano havia feito um pedido de três aeronaves à Antonov, que também tentava suprir uma encomenda de um An-178 do Peru, mais tarde cancelada.

Não está claro qual será o destino do protótipo, mas a Antonov tem usado a Polônia como base para seus voos de carga e provavelmente o jato ficará no local até que a empresa possa retomar suas atividades normais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Boeing 737 MAX 10

Boeing pretende levantar até US$ 25 bilhões com oferta de ações e papéis de dívida

Next Post
A350-900 da Emirates

Emirates investe R$ 270 milhões para treinar pilotos para o Airbus A350

Related Posts
Total
0
Share