O único protótipo finalizado do cargueiro militar An-178 pousou em Bydgoszcz, na Polônia, em 9 de outubro, após quase três anos sem que se soubesse seu paradeiro.
A aeronave de transporte tático da Antonov é rival direta do Embraer C-390 Millennium e estava desaparecida desde a invasão militar da Rússia, em fevereiro de 2022.
Dados de voo do FlightRadar24 mostram que a aeronave de matrícula UR-EXP apenas ligou o transponder quando voava em território polonês, próximo à fronteira com a Ucrânia.
O An-178 é um derivado do An-158, um jato regional de asas altas e cauda em T.
A aeronave tem dimensões semelhantes ao C-390, mas transporta menos carga útil, apenas 18 toneladas contra 26 toneladas do modelo da Embraer.
O An-178 tem 33 metros de comprimento, contra 33,9 m do C-390; 30,57 m de envergadura contra 35 m do Millennium; e 9,5 m de altura, ante 11,8 m do avião brasileiro.
O desenvolvimento da variante militar começou em 2009 e um protótipo voou pela primeira vez em maio de 2015.
A Antonov pretendia oferecê-lo como substituto de antigos turboélices como o An-12 e o An-26, mas as relações com a Rússia se deterioraram após a tomada da Crimeia, em 2014, e um plano para substituir componentes da aeronave por equivalentes ocidentais teve início.
Em dezembro de 2021, a Antonov concluiu a conversão do protótipo UR-EXP no modelo An-178-100R, mas meses depois o conflito com a Rússia destruiu boa parte das instalações da empresa próximas à Kiev.
Na época, o governo ucraniano havia feito um pedido de três aeronaves à Antonov, que também tentava suprir uma encomenda de um An-178 do Peru, mais tarde cancelada.
Não está claro qual será o destino do protótipo, mas a Antonov tem usado a Polônia como base para seus voos de carga e provavelmente o jato ficará no local até que a empresa possa retomar suas atividades normais.
Guerra maldita que destrói sonhos e esforços de um país promissor, a Rússia ainda vai precisar muito da Ucrânia em matéria de logísticas aéreas. A antonove vai se reerguer…