Após quase um século, uma aliança holandesa na aviação comercial chegará ao fim. A KLM, companhia aérea mais antiga do mundo, aposentará seus últimos aviões da também holandesa Fokker no dia 28 de outubro. A parceria entre as duas empresas começou em 15 de setembro de 1920 com a inauguração de um voo entre Amsterdam e Londres utilizando o modelo Fokker II.
Nesse meio tempo, a KLM tornou-se uma das mais importantes companhias aéreas do mundo, parte de um grupo maior que reúne a Air France, Delta Airlines e Virgin Atlantic. Já a Fokker tornou-se uma das principais fabricantes de aeronaves comerciais, sobretudo no mercado regional com o Fokker F-27 e o jato Fokker 100. Infelizmente, a empresa acabou falindo em março de 1996 quando parecia ter um enorme potencial de crescimento, embora um erro estratégico tenha podado essa perspectiva. Com as boas vendas do Fokker 100, a fabricante planejou aumentar sua família com duas variantes, uma maior, Fokker 130, e outra menor, o Fokker 70.
Ao escolher justamente o jato de menor porte, as vendas não tiveram sucesso e se resumiram a algumas companhias incluindo a KLM, que encomendou o F70 para seu braço regional KLM Cityhopper. São esses os últimos oito aviões da Fokker na frota da companhia holandesa atualmente – o F100 e o F50, versão moderna do Fokker F-27, já haviam sido aposentados em 2008.
A KLM, inclusive, tem usado suas redes sociais para divulgar os últimos voos do Fokker 70 na companhia. Serão seis voos derradeiros, o último deles, não por coincidência, decolando de Londres, onde tudo começou, e chegando à Amsterdam às 20h30, no horário local.
Frota de E-Jets
Com a aposentadoria do Fokker 70, a KLM Cityhopper terá uma frota exclusiva de jatos da Embraer. A companhia é a maior operadora europeia da família E-Jet, com uma frota das versões E190 e E175, o mais recente deles recebido em julho. Outras duas aeronaves serão entregues em breve.
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