A KLM Cityhopper enviou dois de seus Embraer E195-E2 nesta terça-feira, 11, para o Aeroporto de Enschede Twente, na fronteira da Holanda com a Alemanha, para serem armazenados por tempo indefinido.
A retirada de serviço dos dois jatos é necessária para que seus motores Pratt & Whitney GTF passem por manutenção corretiva após um problema de rachadura surgir em pás devido ao uso de pó metálico fora das especificações.
O problema afeta outros tipos de aeronaves como o Airbus A220 e família A320neo, mas a fabricante do turbofan não tem conseguido realizar a correção sem que muitos jatos sejam paralisados já que não há motores sobressalentes suficientes.
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Os dois E195-E2 enviados pela KLM Cityhopper estão entre os primeiros recebidos. O PH-NXA, inclusive, foi o primeiro entregue em 24 de fevereiro de 2021. Já o PH-NXD foi recebido em 14 de maio do mesmo ano.
O Aeroporto de Enschede Twente fica localizado a cerca de 145 km de Schipol, em Amsterdam, onde está a sede da KLM. Porém, é um aeroporto com taxas mais baratas para estacionar as aeronaves durante o período de inatividade.
“Enquanto o programa de manutenção modificado estiver em execução, várias aeronaves ficarão indisponíveis. Estes ficam, portanto, estacionados no Aeroporto de Twente enquanto os motores são revisados. Juntamente com a Pratt & Whitney e a Embraer, estamos trabalhando duro para agilizar a manutenção dos motores e reduzir o estacionamento,” disse a empresa aérea ao Luchtvaart Nieuws.
Não é a primeira vez que a filial regional da KLM tem que aterrar parte da frota de E195-E2. Em janeiro de 2023 mais da metade da frota estava impedida de voar e a situação só foi normalizada em agosto.
A KLM Cityhopper opera 18 jatos E2 e tem outros quatro previstos para entrega por meio de leasing. A frota da subsidiária regional conta ainda com 29 E190, 17 E175 e um E170, todos da Embraer.