Braço regional do grupo Air France-KLM, a KLM Cityhopper apostou pesado na família E2 de jatos comerciais da Embraer. Em 2019, a empresa assinou contratos de leasing para ter 25 E195-E2 em sua frota, e assim expandir sua capacidade de transporte já que as aeronaves podem transportar até 132 passageiros.
No entanto, como tem ocorrido com várias companhias aéreas que escolheram o avançado motor GTF, da Pratt & Whitney, para seus aviões, a Cityhopper se viu às voltas com a necessidade de atualizar o turbofan por questões de segurança.
Mas a fabricante dos EUA não estava preparada para realizar tantos serviços ao mesmo tempo já que os problemas do motor afetam não apenas os Embraer E2 mas também o Airbus A220 e a família A320neo.
Por isso a KLM Cityhopper sentiu na pele ter de deixar no chão vários E195-E2 por falta de condições de voo. No começo do ano, como Airway mostrou, mais da metade de frota estava fora de serviço, obrigando a companhia aérea a cancelar voos.
Passados cerca de oito meses, a empresa aérea regional holandesa finalmente parece ter superado a difícil fase. Nesta terça-feira, 15 de agosto, o jato PH-NXM, único parado, voltou a realizar um voo comercial, entre Amsterdam e Berlim, na Alemanha.
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O E195-E2 foi o 1.700º jato comercial entregue pela Embraer, mas esteve aterrado desde dezembro, pouco tempo depois de chegar à Holanda.
É uma situação contrastante com o Embraer de matrícula PH-NXR. O novo E195-E2 foi entregue pela empresa brasileira em 12 de agosto e logo entrou em serviço, também nesta terça, ao ser escalado na rota para Stavanger, na Noruega.
Com o novo E2 e o retorno do PH-NXM, a KLM Cityhopper possui agora 17 aeronaves do modelo avançado da Embraer. E o melhor, com todos aviões em serviço finalmente.