Mitos são talvez os maiores causadores de temor em viagens de avião. Não fosse por histórias que se espalham entre os passageiros, talvez o medo de voar poderia ser menor. Por conta disso, companhias aéreas e fabricantes de aviões sempre trabalham para tornar a imagem da aviação comercial mais clara e compreensível, que estatísticamente é a forma mais rápida e segura de realizar longas viagens.
Ainda assim, muitas pessoas evitam ao máximo o meio de transporte por inúmeras razões e alguns medos infundados, como o do desconhecido. Sabendo disso, a empresa holandesa KLM preparou um guia de mitos e verdades sobre o funcionamento de suas aeronaves e algumas curiosidades sobre a tripulação da empresa. Confira abaixo:
1. É possível ser sugado pelo vaso sanitário durante o voo?
Mito: O som alto da sucção pode ser assustador, mas o sistema não pode te sugar para baixo. Todos os sanitários possuem um sistema fechado a vácuo. Ou seja, quando você aciona a descarga, uma válvula é aberta no cano coletor e o sistema suga o conteúdo do vaso para o tanque. Apesar do barulho assustador, a KLM garante que o sistema é seguro.
2. A porta da aeronave pode ser aberta durante o voo?
Mito: As portas da cabine só podem ser abertas se a pressão no interior e exterior da aeronave forem a mesma. Então é praticamente impossível que isso aconteça, pois a pressão do ar em grandes altitudes é baixa, razão pela qual a pressão da cabine é aumentada artificialmente.
3. O comissário de bordo tem permissão para prender um passageiro?
Verdade: O piloto é a autoridade máxima durante o voo. Por isso, a pedido (e em nome) do capitão, o comissário de bordo pode ser autorizado a prender um passageiro, se necessário. Por outro lado, isso só acontece se o passageiro oferecer risco aos outros ou a si mesmo.
4. A tempestade aumenta o risco de um acidente de avião?
Mito: Não, mas pode dificultar a visibilidade do voo. Uma forte tempestade pode causar turbulências durante o voo e elas podem ser desconfortáveis para os passageiros a bordo. Mas, e se o avião for atingido por um raio? Tecnicamente, o raio pode danificar o sistema, mas não chega a comprometer o segurança do voo. Se isso acontecer, uma inspeção completa será realizada assim que o avião pousar.
5. Quem nasce a bordo de uma aeronave, pode voar de forma gratuita para o resto de sua vida?
Mito: Seria uma verdade maravilhosa, mas infelizmente não acontece!
6. Ingerir álcool durante o voo deixa a pessoa bêbada mais rapidamente?
Mito: Não há estudos que comprovem essa história. De qualquer maneira, a companhia sempre recomenda evitar a mistura de álcool e sedativos antes do embarque e durante o voo.
7. Para trabalhar de aeromoça ou comissário é preciso ser alto?
Verdade: Não que seja preciso ser alto, mas a altura mínima exigida é de 1,58 e, a máxima, até 1,90 de altura.
8. Não existe fileira de número 13?
Verdade: Na KLM, não existe essa fileira, porque este número é atribuído à má sorte em muitos países. A superstição em torno do número pode gerar desconforto e aumentar o medo de voar em quem já não gosta de aviões.
9. Os pilotos possuem um paraquedas sob seus assentos?
Mito: Não há paraquedas a bordo das aeronaves da KLM.
10. Os comissários falam, no mínimo, quatro línguas?
Mito: Os assistentes de bordo da KLM falam inglês e holandês, no mínimo. Mas proficiência em outros idiomas estrangeiros é considerada, naturalmente, um bônus.
Veja mais: Mitos e verdades sobre acidentes aéreos
Uma criança que nasce a bordo de um avião, em voo, qual ´será sua nacionalidade ?
Para o item n° 6 – Álcool e viagem aérea. Pode não ter estudos, mas q que deixa bêbado, ahhh deixa sim. O uso de álcool em vôos deixa bêbado sim. E bem mais agressivo do q em solo. Muita gente com medo de viajar de avião, tomam uma dose de bebida para sentirem melhor dentro da aeronave.
luiz antonio alves de souza se a criança nascer dentro do avião ela vai ter a mesma nacionalidade do pais de origem dos pais ou aonde os pais viviam
luiz se a criança nascer dentro do avião ela vai ter a mesma nacionalidade dos pais
Em relação ao esgotamento à vácuo, uma pessoa pode ficar “presa” se acionar a descarga sentado e se seu corpo preencher toda a borda do vaso. Realmente o sistema não tem força para sugar uma pessoa, mas ele elimina todo o ar do interior da bacia sanitária fazendo a pessoa ficar “presa”.
Fora o desconforto, se isso acontecer com alguém basta colocar os dedos pelas laterias, abrindo caminho para o ar entrar. A pressão será equalizada e poderás levantar.