A KLM está muito perto de anunciar uma encomenda de cerca de160 novos jatos comerciais de um corredor. A companhia aérea holandesa pretende renovar sua frota de aeronaves de curto e médio alcance, mas também ampliar a atuação da Transavia, subsidiária de baixo custo que atua também na França.
Nesta semana, Boet Kreiken, vice-presidente executivo da empresa, comentou com o site Air Insight sobre a concorrência que está sendo feita com a Airbus e a Boeing.
A meta da empresa é substituir os Boeing 737-700, -800 e -900 utilizados atualmente em suas rotas por aeronaves mais eficientes. São 47 aeronaves e que têm uma média de idade de 14,5 anos, segundo o Planespotters.
O acordo será mais amplo por incluir a modernização e expansão da frota da Transavia holandesa e francesa, que somadas possuem mais de 90 jatos 737.
A Boeing oferece o 737 MAX em suas versões de maior capacidade enquanto a Airbus pretende fornecer os A320neo e A321neo. Segundo Kreiken, a decisão será difícil já que as propostas são muito próximas. Pratt & Whitney e CFM também estão participando de uma licitação para fornecimento dos motores, com os modelos PW1000G e Leap-1.
A decisão está muito próxima de ser tomada, afirmou o executivo da KLM. O acordo pode envolver a aquisição direta com os dois fabricantes, mas também ser complementada por contratos de leasing, como o que a Cityhopper, divisão regional, fez para receber os E195-E2, da Embraer.
Apesar de manter uma aliança com a Air France, a companhia aérea holandesa tem priorizado os jatos da Boeing como o 787 e o 737. Sua parceira francesa, no entanto, acaba de receber o primeiro A220 e parece mais interessada em ampliar a frota original de 60 aeronaves encomendadas, incluindo até uma futura versão de maior capacidade.