A Korea Aerospace Industries (KAI), fabricantes dos jatos militares KA-50 e KF-21 Boramae, foi selecionada pela Eve Air Mobility para fornecer os pilones do eVTOL Eve-100.
Os componentes estruturais são usados para dar suporte às unidades de energia elétrica e aos seus oito rotores para a decolagem e pouso verticais.
“Com seu excelente desempenho em qualidade, tecnologia e negócios, a KAI tem se destacado no fornecimento de componentes de aeroestrutura para uma variedade de aeronaves, incluindo o modelo E-Jet E2 da Embraer”, disse Johann Bordais, CEO da Eve.
“Recebemos a KAI com grande entusiasmo em nosso seleto grupo de fornecedores, que irão colaborar conosco desde a fase de prototipagem até a produção das aeronaves”.
Parceira no programa E2
Embora mais conhecida por sua atuação no segmento de defesa e mais recentemente no desenvolvimento do caça de geração 4.5 Boramae, a KAI é produtora de componentes aeroestruturais em larga escala há cerca de três décadas.
A empresa sul-coreana, inclusive, fornece componentes para os jatos E2, da Embraer. Segundo Goo Young Kang, CEO da KAI, a fabricante pretende expandir sua atuação no segmento de Mobilidada Aérea Avançada (AAM).
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A KAI se junta à uma extensa lista de fornecedores da Eve que inclui as empresas Aciturri, Crouzet, Thales, Honeywell, RECARO, FACC, Garmin, Liebherr-Aerospace, BAE Systems e Duc Hélice Propellers.
Além disso, a Embraer e a Nidec Corporation criaram a Nidec Aerospace LLC, uma joint venture para desenvolver o sistema de propulsão elétrica da aeronave.
A Eve está montando o primeiro protótipo em escala real do seu eVTOL e que deverá voar até o final do ano. As primeiras entregas do Eve-100 estão programadas para 2026.