A companhia sul-coreana Korean Air reativou na semana passada um de seus 10 jatos Airbus A380 que estava aterrado desde março devido a baixa demanda de passageiros causada pela pandemia do novo coronavírus. A aeronave com matrícula HL7614 realizou um voo de Seul, capital da Coreia do Sul, para Guangzhou, na China, e retornou, no dia 30 de setembro.
Antes de retomar as operações regulares com passageiros, a aeronave da Korean realizou no dia 28 de setembro um voo de teste de uma hora e 46 minutos. O jato em questão, uma aeronave com quase 10 anos de serviço, foi um dos primeiros A380 recebidos pela empresa coreana.
O retorno do A380 à frota ativa da Korean ainda é comedido. Segundo o Routes Online, a aeronave configurada com 407 assentos será empregada no trecho entre Seul e Guangzhou somente uma vez por semana, sempre às quarta-feiras. Nos últimos meses, o voo era realizado pela companhia em bimotores Boeing 777-300 para 338 passageiros.
O aeroporto de Guangzhou é atualmente o único do mundo atendido por três companhias aéreas com o A380: além da Korean, o terminal também tem recebido modelos das empresas China Southern e Emirates Airline.
Avião no “grupo de risco”
O A380 é o principal avião comercial no “grupo de risco” na crise do setor aéreo causada pela pandemia.
Com a queda brusca na demanda por transporte aéreo nos últimos meses e medidas de restrições de voos, as companhias aéreas ficaram sem passageiros para ocupar os mais de 400 ou 500 assentos disponíveis na aeronave de dois andares fabricada pela Airbus.
Durante o pico da pandemia, foram os raros os A380 que se arriscaram a voar e alguns deles nunca mais devem decolar. Em meio a crise, a Air France anunciou a aposentadoria imediata de todos os seus aparelhos e a Lufthansa estuda seguir o mesmo caminho. Outras companhias armazenaram seus aparelhos e devem mantê-los parados por um ano ou mais.
A única companhia aérea que ainda tem pedidos pelo A380 é a Emirates, com mais nove exemplares encomendados. A produção da aeronave está programada para terminar em 2021.
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