A LATAM anunciou na terça-feira (26) ter concluído “o projeto de rebranding de toda sua frota brasileira”, ou seja, a atualização da pintura das aeronaves com matrícula nacional. Segundo a empresa, 109 jatos dos modelos A319, A320 e A321 receberam a nova identidade visual criada após a fusão da chilena LAN com a brasileira TAM.
No entanto, a afirmação da empresa é imprecisa, afinal ainda existem aeronaves voando no Brasil com a pintura branco e vermelha da antiga companhia aérea comandada por Rolim Adolfo Amaro, falecido em 2001.
São jatos que não receberam a nova pintura por estarem fora dos planos de frota da LATAM, como alguns Airbus A319 usados na ponte aérea Rio-São Paulo, A320 e Boeing 767-300ER, em processo de devolução.
O comunicado da LATAM também não cita os dez Boeing 777-300ER que já contam com o novo esquema visual, mas que passaram pela substituição da pintura no exterior.
Os 109 aviões da família A320, por outro lado, utilizaram as instalações da LATAM em São Carlos, no interior de São Paulo. O LATAM MRO, como é conhecido o centro técnico, também fará a mudança da pintura de nove jatos que operam no Chile, Colômbia e Peru até janeiro de 2022 – eles exibem o visual da LAN.
A mudança visual da LATAM começou a ser implantada em seus aviões em 2016 como forma de criar uma nova marca latino-americana. Para economizar custos, a empresa decidiu adotar um processo de pintura parcial no ano passado em que apenas a cauda recebe uma solução removedora. Outras partes como fuselagem e asas são apenas lixadas e então recebem o novo padrão visual.
“A identidade LATAM visível de forma ampla em aeroportos e aeronaves é um dos pontos mais importantes para a consolidação da nossa marca. Por isso, a conclusão da renovação da pintura das aeronaves se faz ainda mais relevante na nossa relação com os clientes”, destaca Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Ao menos por alguns meses ainda será possível cruzar com alguns aviões com a inconfundível pintura da TAM antes que a icônica marca passe a ser apenas parte da história.
Pintura da TAM era mais bonita