O governo das Ilhas Falkland/Malvinas, território ultramarino do Reino Unido, anunciou na última sexta-feira (5) que chegou a um acordo com a LATAM Airlines Brasil para o lançamento de um novo voo comercial entre o aeroporto de Guarulhos/São Paulo e Mount Pleasant, próximo de Port Stanley, capital do arquipélago.
De acordo com a LATAM, o trecho será realizado uma vez por semana a partir de 6 de novembro e contará com uma escala mensal em Córdoba, na Argentina. Mais detalhes, como itinerário e a venda de bilhetes, serão revelados nas próximas semanas, informou a companhia.
A empresa brasileira foi escolhida para o operar o voo em dezembro de 2018, após um processo de licitação entre os governos da Argentina e do Reino Unido para estabelecer um voo adicional no aeroporto de Mount Pleasant.
Desde 1999, a LATAM Airlines (ex-Lan Chile) opera um voo semanal entre Punta Arenas, no Chile, e Mount Pleasant, com uma escala mensal em Río Gallegos, na Argentina, em cumprimento de um decreto assinado naquele ano pelos governos da Argentina e do Reino Unido.
Para quem vem da Europa, outra forma de chegar ao arquipélago é embarcando em aeronaves da força aérea britânica (Royal Air Force – RAF). Os voos partem da base aérea de Brize Norton, a cerca de 110 km de Londres, e são realizados com aviões-tanque Airbus Voyager (versão de reabastecimento aéreo e transporte baseada no A330) às quartas-feiras e domingos. O voo ainda faz uma parada na Ilha da Ascensão.
Vista grossa da Argentina
As Ilhas Falkland estão a apenas 480 km da costa da Argentina, mas o governo da Casa Rosada raramente aprova propostas de voos para as ilhas britânicas no Atlântico Sul a partir de seu território. Buenos Aires reivindica a posse do arquipélago, o qual chama de Ilhas Malvinas, há mais de um século, razão que levou o país a uma guerra contra a Inglaterra, em 1982.
Passados mais de três décadas da Guerra das Malvinas, que deixou 255 soldados britânicos e mais de 650 argentinos mortos, a Argentina e o Reino Unido vêm buscando melhorar as relações sobre as ilhas nos últimos anos, especialmente para a criação de novos voos entre o arquipélago e a América do Sul.
Os caminhos mais curtos e seguros de qualquer voo que parta de algum país da América do Sul para as Ilhas Falkland passam pelo espaço aéreo da Argentina. O país, porém, proíbe a maioria das tentativas de voos comerciais para a região passando por seu território e costuma reclamar de países vizinhos que permitem paradas de aviões britânicos a caminho do arquipélago.
Em março de 2017, o governo argentino pediu explicações ao Brasil sobre 18 voos realizados por aviões da RAF entre as Ilhas Falkland e aeroportos brasileiros nos últimos dois anos.
A Argentina alegou que os voos eram uma quebra no acordo entre os países do Mercosul e Unasul, que não devem permitir paradas de aviões e navios militares britânicos em direção as ilhas no Atlântico Sul.
Na época da reclamação, o governo brasileiro disse que não tinha conhecimento dos voos da RAF, mas reafirmou o apoio do país a Argentina nessa questão.
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