A LATAM Brasil está prestes a receber seu sétimo A320neo, versão mais eficiente do jato de corredor único da Airbus. A companhia aérea anunciou nesta terça-feira, 14, que a aeronave, matrícula PR-XBI, será entregue pela fabricante na última semana de junho.
Trata-se de um intervalo de 30 meses entre a entrega do jato PR-XBF, o último recebido até então. A divisão chilena, no entanto, reincorporou um A320neo de segunda mão em maio, mas em regime de leasing e que chegou a voar no Brasil.
“A incorporação de mais uma aeronave A320neo pela LATAM está totalmente alinhada com a estratégia de ampliar a nossa eficiência e competitividade. Essa aeronave conta com motores de última geração, sharklets e uma cabine inovadora, sendo o avião de corredor único mais cômodo, de baixo consumo de combustível e respeitoso com o meio ambiente”, disse Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.
A321neo em 2023
A carreira do A320neo na LATAM Brasil é controversa. A companhia aérea foi a primeira na América Latina a introduzir o jato em serviço, em 2016. Mais tarde, no entanto, a divisão brasileira repassou os dois primeiros aviões para a LATAM Chile.
Em 2019, a companhia aérea brasileira voltou a contar com o modelo da Airbus, que é capaz de consumir 20% menos combustível que a geração anterior.
Além do A320neo, o grupo LATAM também receberá pela primeira vez o A321neo, variante de maior capacidade da família. Embora tenha 40 pedidos firmes em carteira ainda pendentes, a empresa fechou um contrato de leasing para contar com três aeronaves da Air Lease Corporation a partir de 2023.