O grupo LATAM Airlines informou nesta sexta-feira (17) que deve receber em 2023 mais 15 aeronaves novas da Airbus, incluindo a chegada do primeiro A321neo. Em processo de renovação de frota, a companhia aérea multinacional está investindo na aquisição de 100 aeronaves da família A320neo até o final desta década.
Segundo a empresa, o primeiro A321neo será destinado à divisão brasileira do grupo. Outro jato da Airbus encomendado pela companhia, o A321XLR será incorporado a partir de 2025 – a LATAM ainda não definiu qual divisão vai estrear a variante de alcance ultra longo do A321neo.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As entregas das novas aeronaves para a LATAM foram retomadas em junho de 2022, após os efeitos mais severos da pandemia de Covid-19 e a conclusão da reestruturação financeira do grupo. Atualmente, 10 jatos Airbus A320neo estão alocados na operação da empresa no Brasil.
Como aponta Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil, “a renovação da frota reforça o nosso compromisso para crescer com eficiência não somente no Brasil, mas em toda a América do Sul. Além de oferecer uma experiência de viagem a bordo do avião de corredor único mais cômodo do mundo, o A320neo tem motores de última geração e tecnologias de ponta para uma operação com o menor consumo de combustível e comprometida com a sustentabilidade”.
Com a renovação de frota incluindo aeronaves mais eficientes, a LATAM diz que espera compensar em 50% suas emissões poluentes até 2030 e ter uma operação neutra em carbono até 2050.
A LATAM também está ampliando gradualmente a frota de suas divisões de carga no Chile, Colômbia e Brasil, que hoje operam um total de 16 aeronaves. Até 2024, o número de cargueiros deve totalizar 20 aparelhos.