A LATAM Airlines recebeu autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar procedimentos especiais de decolagem (RNP AR DP) no Aeroporto Santos Dumont (RJ).
Trata-se de uma especificação de navegação aérea na qual é preciso atender a vários requisitos performance, incluindo monitoramento e alerta de desvios da rota, e que tornam seguro operar mesmo em condições meteorológicas adversas.
As operações desse tipo ainda não foram regulamentadas pelas mais importantes agências de aviação civil do mundo, a FAA (EUA) e a EASA (Europa), e a própria Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
No entanto, países com relevo montanhoso tem autorizado o procedimento, que se encaixa nas características do Santos Dumont, cercado por montanhas, edifícios e outros obstáculos.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Na prática, o benefício será voltado aos usuários do aeroporto carioca que enfrentam frequentes interrupções e atrasos em voos por motivos meteorológicos.
O desenvolvimento dos procedimentos especiais contaram com a participação da ANAC e da Alta, a associação latino-americana de aviação civil, e conta com o apoio de empresas como a Latam, Azul, Gol, Embraer, Airbus e Boeing.