A LATAM Airlines terá a maior frota de jatos A320 que farão uso de uma nova função desenvolvida pela Airbus para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Chamada de “Descent Profile Optimisation” (Otimização de Perfil de Descida), a função é parte do aprimoramento do sistema de gerenciamento de voo da aeronave (da sigla FMS em inglês).
Graças a ela, será possível realizar o procedimento de descida com uso dos motores em ‘idle’, ou seja, algo como o “ponto morto” dos automóveis. Além disso, a DPO prolonga ao máximo o tempo de voo na altitude de cruzeiro mais eficiente, evitando que a aeronave precise nivelar em níveis mais baixos, onde há maior consumo de combustível.
A atualização do sistema será feita entre o final deste ano e início de 2022 e incluirá mais de 200 aviões da família A320 no grupo.
Juntamente com novos procedimentos de aproximação e tráfego aéreo que estão sendo implementados em diversos países, a nova função promete ajudar a reduzir significativamente o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
De acordo com a Airbus, cada A320 da LATAM deixará de consumir mais de 100 toneladas de querosene por ano graças ao recursos, incluindo aeroportos de operação mais restrita como Lima, Santiago e Congonhas, em São Paulo. A redução de emissões de CO² por aeronave será de 300 toneladas em média – a empresa projeta um total de 600.000 toneladas a menos de poluição em toda a frota.
A Airbus realiza nesta semana o Airbus Summit, encontro em que apresenta suas iniciativas sustentáveis na aviação.