A LATAM Airlines e a Air Lease Corporation (ALC) fecharam um acordo de leasing para cinco jatos Airbus A321XLR, variante de longo alcance da aeronave, capaz de voar por até 8.700 km sem escalas. Os novos aviões serão entregues entre quarto trimestre de 2025 e 2026 e fazem parte da carteira de pedidos da ALC.
“Temos o prazer de anunciar esta colocação de arrendamento para cinco novos Airbus A321-200 XLRs de longo alcance com nosso cliente de companhias aéreas com sede no Chile, LATAM Airlines, e ser o primeiro a apresentar o XLR à companhia aérea”, disse Steven Udvar-Házy, Presidente Executivo da Air Lease Corporation. A LATAM não havia se manifestado até a publicação deste artigo.
Em julho, durante o Farnborough Air Show, na Inglaterra, a LATAM e a Airbus celebraram um novo acordo de aquisição de 17 A321neo, incluindo versões XLR, porém, sem especificar quantidades.
A empresa aérea latino-americana também havia fechado outro acordo de leasing com a ALC em junho, para receber três A321neo a partir do segundo semestre de 2023.
Apesar de ser o maior operador da família A320 na América Latina, com 231 aeronaves, apenas 14 delas são de nova geração, no caso o A320neo.
O A321XLR está em campanha de certificação com dois protótipos sendo usados em voos de testes, um com motores CFM Leap-1 e outro com o turbofan Pratt & Whtiney PW1100G.
A Airbus espera colocar o novo modelo de corredor único em serviço em 2024.