A companhia LATAM Airlines iniciou neste mês o serviço “Acompanhamento de Viagem” para monitoramento de crianças e adolescentes que viajam desacompanhados. A novidade está disponível em todos os voos domésticos da empresa.
A medida vem após um falha ocorrida em 2015, quando a companhia (ainda com o nome TAM), por um erro de comunicação entre os funcionários, “esqueceu” de embarcar uma criança de sete anos que viajava desacompanhada no aeroporto de Guarulhos (SP).
Como funciona o monitoramento?
A solução é utilizada desde o momento do check-in, quando o menor viajando desacompanhado recebe uma pulseira com um código atrelado, além de etiqueta diferenciada para identificação de bagagens (de mão ou despachada).
Em seguida, um funcionário, previamente treinado para este atendimento, acompanha a criança ou adolescente a todo momento e, por meio de um celular específico para a leitura do código, atualiza o status de toda a viagem do menor.
O processo é repetido por cada funcionário envolvido no acompanhamento: equipe do aeroporto de origem, tripulação e equipe do aeroporto de destino.
Já os pais ou responsáveis têm acesso pela internet, em tempo real, às informações sobre a viagem do menor por meio de celular, computador ou tablet.
A companhia ainda tornou a solução obrigatória para crianças desacompanhadas entre 5 e 11 anos, e opcional para as que tenham entre 12 e 17 anos. O serviço custa R$ 129 por trecho.
A solicitação e o pagamento podem ser feitos por meio da central de reservas da LATAM, pelo telefone 0300 570 5700, com antecedência mínima de 48 horas em relação ao horário do voo ou diretamente no aeroporto (sujeito à disponibilidade).
Veja mais: Avianca é a primeira a pousar quase sem visibilidade em Guarulhos