A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou nesta sexta-feira (28) os dados consolidados do transporte aéreo no Brasil em 2021.
Segundo a entidade, 67,4 milhões de passageiros foram transportados em rotas domésticas e internacionais, alta de 29,5% em relação a 2020, quando passaram pelos aeroportos do país 52 milhões de pessoas.
Em relação à demanda de passageiros transportados, conhecida pela sigla em inglês RPK (que multiplica embarques por quilômetros percorridos), o crescimento foi mais modesto, de 13,5%, somando o mercado nacional e internacional.
Pos. | Passageiros transportados | Doméstico | Part. |
---|---|---|---|
1º | Azul | 22.852.241 | 36,52% |
2º | LATAM | 19.910.062 | 31,81% |
3º | Gol | 18.806.346 | 30,05% |
4º | Passaredo | 427.214 | 0,68% |
5º | Itapemirim | 413.299 | 0,66% |
6º | MAP | 112.156 | 0,18% |
7º | Azul Conecta | 46.201 | 0,07% |
8º | Sideral | 12.886 | 0,02% |
9º | Asta | 1.335 | 0,00% |
10º | Aerosul | 805 | 0,00% |
11º | Omni | 454 | 0,00% |
A diferença se explica pelo maior número de voos domésticos no ano passado enquanto o tráfego aéreo internacional, afetado pela pandemia do Covid-19, apresentou queda de 29%.
LATAM ganha na demanda, Azul nos números de passageiros
O ranking de companhias aéreas reflete essa situação peculiar causada pela crise sanitária. A LATAM terminou 2021 liderando no mercado internacional, seja em número de passageiros ou por RPK, seguida pela TAP enquanto a Azul foi a 7ª em volume de embarques e 10ª em demanda.
Pos. | RPK | Doméstico | Part. |
---|---|---|---|
1º | LATAM | 23.535.816.738 | 33,79% |
2º | Azul | 23.303.711.604 | 33,45% |
3º | Gol | 22.115.231.998 | 31,75% |
4º | Itapemirim | 387.935.215 | 0,56% |
5º | Passaredo | 202.519.868 | 0,29% |
6º | MAP | 64.265.701 | 0,09% |
7º | Sideral | 36.188.838 | 0,05% |
8º | Azul Conecta | 14.181.605 | 0,02% |
9º | Omni | 476.850 | 0,00% |
10º | Asta | 460.250 | 0,00% |
11º | Aerosul | 242.320 | 0,00% |
Já no mercado interno, a LATAM conseguiu uma participação de 33,8% contra 33,5% em RPK, favorecida por rotas domésticas de maior distância.
Considerando apenas o número de passageiros transportados, a Azul atingiu 36,5% de participação, com 22,9 milhões de pessoas embarcadas. A LATAM, por sua vez, transportou 19,9 milhões e a Gol, 18,8 milhões.
Pos. | Passageiros transportados | Internacional | Part. |
---|---|---|---|
1º | LATAM | 665.243 | 13,89% |
2º | TAP | 537.432 | 11,22% |
3º | Copa | 528.605 | 11,04% |
4º | American | 305.684 | 6,38% |
5º | United | 271.823 | 5,68% |
6º | Air France | 230.888 | 4,82% |
7º | Azul | 206.855 | 4,32% |
8º | LATAM Chile | 196.490 | 4,10% |
9º | KLM | 175.775 | 3,67% |
10º | Qatar | 171.917 | 3,59% |
11º | Lufthansa | 141.513 | 2,96% |
12º | Swiss | 139.042 | 2,90% |
13º | Aeroméxico | 138.426 | 2,89% |
14º | Delta | 110.660 | 2,31% |
15º | Emirates | 108.050 | 2,26% |
16º | Iberia | 105.900 | 2,21% |
17º | Turkish | 99.392 | 2,08% |
18º | Aerolineas Argentinas | 98.643 | 2,06% |
19º | Boa | 95.556 | 2,00% |
20º | Avianca | 82.762 | 1,73% |
21º | Air Canada | 61.625 | 1,29% |
22º | Air Europa | 61.178 | 1,28% |
23º | Sky | 57.497 | 1,20% |
24º | TAM Mercosur | 47.793 | 1,00% |
25º | Ethiopian | 42.897 | 0,90% |
26º | Gol | 40.698 | 0,85% |
27º | LATAM Peru | 16.358 | 0,34% |
28º | British Airways | 13.994 | 0,29% |
29º | Amaszonas | 6.839 | 0,14% |
30º | TAAG | 5.251 | 0,11% |
33º | Itapemirim | 3.214 | 0,07% |
Em seus menos de seis meses em que operou a Itapemirim acumulou um total de 416.513 passageiros pagos transportados, incluindo os poucos voos para o Uruguai realizados em novembro.
A empresa, que suspendeu suas atividades no dia 17 de dezembro, terminou 2021 com uma participação doméstica de 0,56%.
Pos. | RPK | Internacional | Part. |
---|---|---|---|
1º | LATAM | 4.218.116.639 | 12,49% |
2º | TAP | 3.880.223.943 | 11,49% |
3º | Copa | 2.675.887.098 | 7,92% |
4º | American | 2.148.483.962 | 6,36% |
5º | United | 2.144.350.520 | 6,35% |
6º | Air France | 2.116.030.958 | 6,27% |
7º | Qatar | 2.037.140.283 | 6,03% |
8º | KLM | 1.701.871.858 | 5,04% |
9º | Lufthansa | 1.385.203.720 | 4,10% |
10º | Azul | 1.384.219.003 | 4,10% |
11º | Emirates | 1.320.046.338 | 3,91% |
12º | Swiss | 1.318.411.058 | 3,90% |
13º | Aeroméxico | 1.026.283.249 | 3,04% |
14º | Turkish | 995.465.639 | 2,95% |
15º | LATAM Chile | 957.776.798 | 2,84% |
16º | Iberia | 886.498.724 | 2,63% |
17º | Delta | 831.554.954 | 2,46% |
18º | Air Europa | 509.165.777 | 1,51% |
19º | Air Canada | 468.838.170 | 1,39% |
20º | Ethiopian | 409.944.903 | 1,21% |
21º | Avianca | 362.778.040 | 1,07% |
22º | Boa | 178.079.500 | 0,53% |
23º | Aerolineas Argentinas | 175.793.358 | 0,52% |
24º | Sky | 158.706.283 | 0,47% |
25º | British Airways | 131.248.600 | 0,39% |
26º | Gol | 122.261.217 | 0,36% |
27º | LATAM Peru | 57.036.416 | 0,17% |
28º | TAM Mercosur | 54.461.407 | 0,16% |
29º | TAAG | 34.309.980 | 0,10% |
30º | Amaszonas | 13.059.360 | 0,04% |
33º | Itapemirim | 5.862.340 | 0,02% |