LATAM pode encomendar até 30 jatos da Embraer, diz governo brasileiro

Transportadora baseada no Chile afirmou, no entanto, que também avalia o Airbus A220 para expandir frota
Embraer E195-E2
Embraer E195-E2 (MAAS Aviation)

A LATAM Airlines almeja ter uma frota muito mais ampla de aeronaves até 150 assentos, segundo o governo brasileiro.

Em entrevista nesta terça-feira, 13,  o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a empresa aérea sediada no Chile estaria avaliando encomendar até 30 jatos “que poderiam ser da Embraer”.

Em coletiva na semana passada, o CEO da filial brasileira da LATAM, Jerome Cadier, admitiu que a empresa aérea está conversando com a fabricante, mas revelou que o A220, da Airbus, também está sendo considerado.

A LATAM e a Gol estão sendo pressionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a operar aeronaves da Embraer.

Apenas a Azul tem uma frota de jatos E1 e E2 em serviço e pode se beneficiar de possíveis isenções fiscais por manter uma malha de voos regionais, que suas rivais hoje rejeitam.

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As conversas da Embraer com a LATAM e a Gol já ocorrem há meses, como a própria fabricante reconheceu. Mas apenas a primeira tem sido alvo de rumores sobre um pedido iminente.

Airbus A319 da LATAM
Airbus A319 da LATAM em Santos Dumont (Infraero)

Inicialmente falou-se em cinco aviões E2, possivelmente da variante maior, a E195-E2, mas dias atrás cogitou-se que o acordo poderia incluir até nove aeronaves.

“A LATAM abriu negociações com a Embraer e temos trabalhado para que eles possam analisar uma compra de aviões da Embraer. Mas não podemos impor um acordo, isso seria incompreensível e um péssimo sinal para o mercado livre”, disse Costa Filho, segundo a Reuters.

A frota de aeronaves de fuselagem estreita da LATAM é composta exclusivamente de aeronaves da família A320, da Airbus, o que em tese beneficiaria o A220, mas o fator político pode pesar na decisão.

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  1. De novo esse ministério sem noção nenhuma de aviação fazendo pressão pra que uma empresa privada compre Embraer , mesmo que não seja nada interessante pra ela um fabricante diferente em sua frota,o pior de tudo e que o ministério só tá preocupado em arrecadar…. lamentável… bom mas de qualquer forma eu torço pra ser Embraer essa possível encomenda

  2. Essa foi na mesma moeda. Quando o Governo Canadense do Justin Trudeau em 2016 negociou favores em impostos com a Air Canadá para trocar os EMB por 45 aviões CSeries/A220 locais, não imaginava que o troco agora viria.

  3. Parabéns ao ministério e ao governo Lula, as empresas que operam no Brasil tem que ser incentivadas a consumir produtos brasileiros, só assim vamos ver nossa indústria crescer. Lá fora os EUA, União Européia e os outros países fazem isso direto, visse a escolha recente da Austrália (claramente forçada pelos EUA) pelo Hércules aí invés do nosso KC 390 Embraer. Não podemos impor, mas podemos dar incentivos como todos fazem.

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