LATAM pode encomendar cinco jatos Embraer E195-E2

Companhia aérea está em negociações com o BNDES para empréstimo com juros baixos. Opção pela aeronave brasileira seria condição para ajuda do governo
Jato E195-E2
Jato E195-E2 (Embraer)

A LATAM Airlines pode fechar um pedido de cinco jatos Embraer E195-E2, revelou a Folha de São Paulo. O acordo, cujos detalhes não estão claros, seria uma contrapartida para um empréstimo a juros abaixo do mercado a ser fornecido pelo BNDES.

O jornal afirma que a operação das aeronaves vai contra o desejo da matriz no Chile, mas que as condições atrativas do financiamento teriam feito o grupo LATAM aceitar a pressão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, o governo está buscando aprovar um alívio de impostos para incentivar a expansão da malha de voos regionais no Brasil.

Airbus A319 da LATAM
Airbus A319 da LATAM em Santos Dumont (Infraero)

A Embraer reconheceu recentemente que está negociando a venda de seus jatos não apenas para a LATAM mas também a Gol.

Atualmente apenas a Azul possui uma ampla frota de E-Jets de primeira e segunda geração. Treze E195-E2 deverão ser entregues apenas em 2024.

Antecessora foi maior empresa aérea regional do Brasil

Nos últimos anos, a LATAM enxugou sua malha de voos focando em rotas de maior demanda além de destinos internacionais.

Fokker 50 operado pela TAM nos anos 90
Fokker 50 operado pela TAM nos anos 90

Trata-se de uma estratégia oposta à sua antecessora brasileira, a TAM, que se destacou no mercado por implantar uma malha aérea densa com aeronaves que iam do monomotor Cessna Caravan ao widebody Airbus A330-200 e o Boeing 777-300ER.

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Com sua capilaridade, a TAM superou tradicionais empresas como VARIG, VASP e Transbrasil, que posteriormente acabaram falindo.

Atualmente a menor aeronave da frota da LATAM é o Airbus A319, que possui configuração de 144 assentos, pouco acima do E195-E2 (136 assentos em média).

 

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  1. Só pegando dinheiro com juros baixíssimos para compensar o aumento de custos com a operação de um outro modelo de aeronave. E a diferença tem que ser bem significativa e torcer para que o “tiro não saia pela culatra”.

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