LATAM reforça frota com Boeing 787 novo e quer chegar a 37 Dreamliners até o final do ano

Companhia aérea recebeu um 787-9 novo da Boeing em 2 de setembro e soma 32 aeronaves do widebody, incluindo dois jatos que estão fora de serviço no momento
Boeing 787-9 da LATAM (Anaa Zvereva)

A LATAM Airlines anunciou a chegada de um novo Boeing 787-9 Dreamliner no sábado, 2 de setembro. A aeronave voou da fábrica da empresa, em Charleston (Carolina do Sul), direto para Santiago do Chile e deve entrar em serviço nas próximas semanas.

O 787-9 de matrícula CC-BGQ é o 22º da versão em sua frota e voou pela primeira vez em setembro de 2021. Tempos depois a aeronave foi vista no Aeroporto de Victorville, na Califórnia, com partes como janelas, motores cobertos (abaixo).

A companhia aérea com sede no Chile não explicou a razão para que a aeronave só tenha sido entregue dois anos depois, mas a queda na demanda causada pela pandemia pode ter motivado o atraso.

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Com 300 assentos dispostos em duas classes (executiva com 30 lugares e econômica com 270), o 787-9 tem sido a aeronave principal em voos de longa distância da LATAM, que ainda conta com dez Boeing 777-300ER na divisão brasileira e alguns 767-300.

CC-BGQ

“A estratégia de renovação e modernização de frota da LATAM se alinha com suas metas de sustentabilidade para ser um grupo carbono neutro até 2050. Seguimos trabalhando para complementar nossa frota atual com aviões de última geração, ampliando nossa conectividade sem abrir mão do cuidado ao meio ambiente”, disse Ramiro Alfonsín, CFO do LATAM Airlines Group.

Ex-jatos da Norwegian a caminho

Segundo o Planespotters, há 32 Dreamliners na frota da LATAM, 10 do modelo 787-8 e 22 do 787-9. Dois jatos, no entanto, estão fora de serviço, o CC-BGV, parado em Abu Dhabi, e o CC-BBF, um 787-8 que foi atingido por um trator de reboque em maio.

Segundo a LATAM, a aeronave está passando por “manutenção” em Bogotá, tendo seu estabilizador vertical retirado por razões não explicadas.

O Boeing 787 ex-G-CKMU pode estar a caminho da LATAM (Jeroen pijper photography)

O plano da companhia aérea, no entanto, é chegar ao final de 2023 com 37 Boeing 787 em sua frota. Quatro desses aviões deverão ser recebidos por meio de leasing com as empresas UK Export Finance e Oryx Aviation.

Seriam quatro 787-9 que voaram anteriormente com a Norwegian Air, companhia aérea de baixo custo que encerrou sua malha de longa distância tempos atrás.

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