A LATAM voltou a contar com 10 aeronaves Boeing 777-300ER em sua frota após reincorporar uma unidade que havia sido devolvida à empresa de leasing em abril. Trata-se do PT-MUI, jato que retornou ao Brasil nesta sexta-feira (09), segundo informações do site Ponte Aérea.
A novidade é que o birreator recebeu a nova pintura da companhia aérea, o primeiro do tipo a exibir sua identidade visual – os demais aviões ainda voam com o esquema de cores da TAM. A imagem acima, que circula em grupos de Whatsapp, mostra a aeronave no Aeroporto de Confins após chegar do exterior.
Com configuração para transportar até 379 passageiros em duas classes, o Boeing 777-300ER é a maior aeronave da LATAM, porém, quase deu adeus à frota no período da crise econômica no Brasil. Com layout antigo e pouco eficiente, o jato não atende os novos padrões da companhia e chegou a ser carta fora do baralho nos seus planos, mas a retomada do movimento internacional fez a LATAM decidir mantê-los por mais tempo e inclusive realizar uma reforma na cabine de passageiros.
O projeto de retrofit da LATAM, que inclui outros aviões como a família A320 e também o Boeing 787 e Airbus A350, consumirá R$ 1,6 bilhão e se prolongará até 2021.
Encomenda da TAM
Os primeiros Boeing 777-300ER da companhia aérea foram encomendados ainda nos tempos da TAM. Os primeiros quatro exemplares foram adquiridos em 2006 e logo no ano seguinte a empresa brasileira fez um novo pedido à Boeing para mais quatro unidades. Na época, o 777 substituiu o Airbus A330-200 nas rotas mais movimentadas da TAM para o exterior.
Veja também: LATAM vai revezar seus jatos na rota São Paulo-Orlando na alta temporada
Por coincidência li essa matéria a uns dois dias atrás e ontem e embarquei de Miami para Guarulhos neste avião. Posso afirmar que é uma lata velha nos ares, sistema de entretenimento não funciona, precisou ser re iniciado varias vezes e mesmo assim não funcionou. Quando o passageiro da frente baixa sua poltrona, sua mesa não abre, além de ter os assentos puídos. Acho que só deram uma mal de tinta por fora. Latam para voos internacionais não compensa.