LATAM terá cinco Boeing 777-300 com “pele de tubarão”

Tecnologia AeroSHARK, da Lufthansa Technik, é capaz de reduzir o consumo de combustível em 1% por meio da aplicação de uma película na fuselagem
Boeing 777 da LATAM recebe o Aeroshark
Boeing 777 da LATAM recebe o Aeroshark

A Lufthansa Technik iniciou os trabalhos de implementação da tecnologia AeroSHARK em mais quatro jatos widebody Boeing 777-300ER da LATAM.

A companhia aérea latino-americana se tornou o primeiro cliente externo do grupo alemão a receber o filme de superfície biônica, conhecida como Sharkskin, visando redução no consumo de combustível e menor emissão de poluentes.

Em dezembro de 2023, um dos dez Boeing 777-300ER recebu o filme sobre a fuselagem para avaliar a tecnologia e o resultado na prática foi a redução do consumo em 1%.

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“Nossa estratégia de modernização de frota é um pilar fundamental do nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de atingir o net zero até 2050. Continuamos focados na inovação e na adoção de tecnologias de ponta, garantindo que nossa frota evolua em linha com nossas metas ambientais,” disse Sebastián Acuto, Diretor de Frotas e Projetos do LATAM Airlines Group.

A LATAM terá a tecnologia em cinco de seus dez Boeing 777-300ER
A LATAM terá a tecnologia em cinco de seus dez Boeing 777-300ER

Aeroshark

O AeroSHARK é um filme de superfície que imita a estrutura otimizada da pele de tubarão. Tendo sido desenvolvido em conjunto pela BASF e Lufthansa Technik, apresentando micro-ranhuras medindo cerca de 50 micrômetros.

A tecnologia permite que uma redução no consumo de combustível e nas emissões de CO₂ em cerca de 1%, graças ao uso de várias centenas de metros quadrados deste filme aplicados à fuselagem e naceles do motor, reduzindo o arrasto.

Para os cinco Boeing 777-300ER da LATAM que serão equipados com AeroSHARK, isso se traduz em uma economia anual esperada de até 2.000 toneladas métricas de querosene e 6.000 toneladas métricas de emissões de CO₂.

Isso equivale a aproximadamente 28 voos regulares de São Paulo para Miami em um Boeing 777, o que é bastante coisa.

Robin Johansson, Diretor Sênior de Vendas para a América Latina e Caribe na Lufthansa Technik, explica: “A decisão da LATAM confirma mais uma vez que o AeroSHARK funciona. Isso nos encoraja ainda mais a usar nossas habilidades de engenharia e força inovadora para contribuir para a aviação com menores emissões de CO₂”.

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