A LATAM Airlines é a nova cliente do A321XLR, variante de ultra longo alcance do jato de corredor único da Airbus. A companhia aérea sul-americana fechou um novo pedido de 17 A321neo e que inclui a nova versão, capaz de voar por até 8.700 km sem escalas.
A Airbus, no entanto, não revelou quantos dos 17 jatos serão da versão A321XLR, cujo primeiro protótipo acaba de voar pela primeira vez. A aeronave deverá entrar em serviço em 2024.
Com o novo pedido, a LATAM chega a um total de 100 aeronaves da família A320neo encomendadas, 43 da versão A320neo e 57 da versão A321neo – nenhum desses últimos entregue ainda. A companhia aérea receberá seu primeiro modelo de maior capacidade em 2023, mas por meio de um contrato de leasing.
“Aplaudimos a visão estratégica e a ambição de sustentabilidade da LATAM. Este pedido do A321neo logo após sua reestruturação é um forte sinal do valor que a Airbus traz para tornar essa visão e ambição uma realidade. O A321XLR permitirá a abertura de novas rotas e permitirá à LATAM aumentar seu alcance internacional na região”, disse Christian Scherer, diretor comercial e chefe da Airbus International.
Graças à sua autonomia sem igual, o A321XLR pode voar por até 11 horas e com isso substituir widebodies em rotas de média demanda com grande redução de custo operacional. A aeronave pode acomodar até 240 passageiros em configuração de uma classe.
Até a publicação deste artigo, a LATAM ainda não havia se manifestado sobre o acordo com a Airbus.