A LATAM Airlines anunciou um plano de investimento de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 11,5 bilhões) no Brasil para os próximos dois anos em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O protocolo de intenções foi assinado em Santiago do Chile, onde fica a sede do grupo, e prevê ampliar as atividades da companhia aérea em sua instalações, sobretudo no LATAM MRO São Carlos, o maior centro de manutenção da América do Sul.
Além de expandir serviços e produtos , a LATAM pretende formar mão de obra de local, criando mais empregos.
Encomenda de jatos da Embraer ficou para depois?
O encontro entre a cúpula da LATAM e o presidente Lula era cotado para servir de palco para anúncio de uma encomenda de jatos E2, da Embraer.
O governo brasileiro tem feito pressão para que tanto a LATAM quanto a Gol Linhas Aéreas operem aviões da Embraer. Para isso tem acenado com benefícios fiscais só disponibilizados em voos regionais, onde as duas empresas aéreas não atuam hoje.
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Segundo a Folha de São Paulo, a LATAM pode anunciar uma encomenda de cinco a nove jatos E2 em breve já que a empresa, a Embraer e o banco de fomento brasileiro BNDES ainda estariam discutindo os termos de um acordo.
Atualmente, apenas a Azul voa com jatos da Embraer entre as grandes companhias brasileiras.
Além de 43 aeronaves E195 de primeira geração, a empresa aérea fundada por David Neeleman possui 23 E195-E2 e deve receber outros dez aviões apenas em 2024.
Essas “reuniões” envolvendo a tal figura mencionada são só para apresentar para a mídia, nada mais que isso; tal elemento nada entende do mercado aéreo mas entende muito bem de “comissões”.
Quem reabriu o mercado aéreo no Brasil foi o atual governador de São Paulo, quando ministro atualizando e reformando diversos aeroportos , o governo atual apenas entrou neste barco com se fosse sua ideia.