Após protelar a renovação da frota de jatos de corredor único, a LATAM anunciou nesta sexta-feira, 6, que pretende assinar um acordo de aquisição de 28 novos A320neo com a Airbus.
A encomenda, no entanto, depende da Justiça dos EUA, que acompanha o processo de concordata da companhia aérea, que aderiu ao “Chapter 11”, legislação voltada a recuperação de empresas no país.
A LATAM não deu detalhes das versões a serem escolhidas nem quais divisões receberão os novos aviões, mas confirmou que pretende contar com 70 aeronaves da família Neo a fim de reduzir o consumo de combustível e também ajudar a meta de neutralizar a pegada ambiental até 2050.
“A compra dessas aeronaves altamente eficientes é um sinal do compromisso que assumimos com a transformação para uma LATAM neutra em carbono até 2050. Ao mesmo tempo, essas 70 aeronaves reforçam a escala de conectividade da região. Continuaremos trabalhando com responsabilidade para sair do Capítulo 11 com uma frota que acompanhe os novos desafios do grupo ”, afirmou Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.
Atualmente, a empresa aérea possui uma encomenda de 36 A320neo e 19 A321neo dos quais 13 unidades do primeiro foram entregues – a frota remanescente, no entanto, tem 12 aeronaves.
Segundo o Planespotters, seis A320neo estão na divisão chilena e outros seis na filial brasileira.
A LATAM foi a primeira companhia aérea das Américas a operar o A320neo em 2016. Em 2018, o modelo, que havia estreado no Brasil, foi repassado para a LATAM Chile.
Somente em janeiro de 2019, a Airbus voltou a entregar novos A320neo, que passaram a ser incorporados num bom ritmo até o final daquele ano. Desde então, não houve mais entregas, em meio à pandemia.