Lei que obriga uso de combustível sustentável na aviação é sancionada

A partir de 2027, companhias aéreas deverão usar 1% de SAF nos aviões, número que chegará a 10% até 2037
O presidente Lula junto ao CEO da Embraer celebram a nova lei
O presidente Lula junto ao CEO da Embraer celebram a nova lei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira, 8, a Lei de Combustível do Futuro, que prevê a ampliação do uso de produtos sustentáveis em vários setores.

Na aviação, a nova lei cria o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), que estabelece o uso obrigatório do Combustível Sustentável de Aviação (SAF na sigla em inglês).

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A partir de 2027, as companhias aéreas serão obrigadas a reduzir as emissões de gases do efeito estufa nos voos domésticos por meio do SAF, na sigla em inglês, inicialmente com 1% de redução e que irá atingir 10% em 2037.

Meta de descarbonização

A Embraer, cujo CEO, Francisco Gomes Neto, participou da cerimônia de sanção da lei, comemorou a regulamentação.

“Estamos confiantes de que em breve o Brasil fará parte dessa cadeia de valor, produzindo e exportando combustível sustentável para aviação,” disse Gomes Neto. “A aprovação da Lei do Combustível do Futuro demonstra que o país tem todas as condições de ser um dos líderes globais na produção e utilização de SAF, e estamos honrados em poder colaborar com este debate estratégico.”

Jato da Embraer abastecido com SAF (Embraer)

A empresa vê a iniciativa, que somada à maior eficiência de jatos como os E2, como uma forma efetiva de descarbonização do setor aéreo a médio prazo. O SAF pode reduzir até 80% das emissões de carbono.

No entanto, embora as aeronaves da Embraer possam ser abastecidas com 50% de combustível sustentável, a produção ainda é em pequena escala, e o custo elevado. A lei, espera-se, vá incentivar a investimentos para expandir a oferta.

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