Inspirado no helicóptero AW09, o Proteus é um conceito de design do futuro helicóptero não tripulado do fabricante anglo-italiano Leonardo Helicopters, cujo demonstrador de tecnologia deverá voar ainda em 2025.
O Leonardo Proteus será um helicóptero leve com 3 toneladas de peso máximo de decolagem, que terá o rotor principal com cinco pás, assim como uma cauda com rotor encapsulado, incorporado do Leonardo AW09.
O projeto é um esforço da Leonardo para atender aos novos requisitos de emprego naval e marítimo de aeronaves não tripuladas do Reino Unido, devendo o Proteus ser futuramente empregado a bordo das novas fragatas Type 26, Type 31 e Type 32.
Ele também poderá operar a bordo de outros navios da Royal Navy, usando sua capacidade de carga modular para atuar em diversas missões, incluindo reabastecimento no mar e guerra antissubmarino.
O Proteus contará com um sistema que permite integração rápida de armamentos e sensores em módulos inseridos na fuselagem, dando assim mais agilidade e furtividade ao helicóptero da Leonardo.
Após a aquisição da startup suíça Kopter, a Leonardo Helicopters abre uma nova frente de investimento com um mercado ainda pouco explorado. O desenvolvimento está sendo tocado “agressivamente” por uma equipe de engenheiros da empresa em Yeovil, Inglaterra.