O plano da Azul Linhas Aéreas de conectar cidades em todo o país deu seus primeiros passos em janeiro de 2020, com o anúncio da criação da subsidiária regional, Azul Conecta. A estratégia ganhou ainda mais importância em agosto do mesmo ano, quando a pandemia de Covid-19 destacou a necessidade de fortalecer a aviação regional.
Hoje, após três anos de operação, a Azul Conecta celebra conquistas significativas. A empresa testemunhou um crescimento notável de 81% no número de destinos atendidos, expandindo sua rede para mais de 80 cidades brasileiras com uma frota de 27 aeronaves. Realizando 70 voos diários entre cidades do interior, a empresa não apenas conecta regiões do Brasil, mas também serve como ponte para destinos internacionais por meio das capitais nacionais. E a trajetória ascendente continua, com a empresa projetando um crescimento adicional de 20% nos próximos anos.
A Azul Conecta nasceu a partir da TwoFlex, companhia aérea regional que foi adquirida pela Azul em abril de 2020 por R$ 123 milhões.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O CEO da Azul, John Rodgerson, compartilha a visão da empresa, destacando: “Sempre sonhamos em conectar os brasileiros com o Brasil, revelando a diversidade de nossas belezas e impulsionando o potencial de desenvolvimento social e econômico por meio da aviação regional.”
Além dos serviços de voo, a Azul Conecta também oferece fretamento de aeronaves para voos particulares, atendendo tanto a grupos familiares quanto a demandas corporativas. Com uma equipe de 314 funcionários, incluindo 147 pilotos, a empresa não apenas garante conectividade aérea, mas também oferece programas de manutenção aeronáutica e treinamento de pilotos.
A influência da Azul Conecta é particularmente evidente em regiões remotas do Brasil, como o norte do país. Anteriormente, moradores de estados como Amazonas e Pará enfrentavam jornadas exaustivas por via fluvial; agora, eles podem acessar destinos em questão de horas, graças à companhia aérea.
“Algumas regiões do Brasil entendem mais a importância da aviação regional, como é o caso do norte do país. Moradores de estados como o Amazonas e o Pará, por exemplo, costumavam fazer trajetos de barco que duravam dias, mas com a chegada da empresa, passaram a visitar destinos em poucas horas. Isso é uma conquista enorme para o turismo nacional, as economias locais e, consequentemente e o mais importante, aos brasileiros. Nosso objetivo para o futuro é ampliar ainda mais os destinos atendidos e mostrar para todo o Brasil a importância do investimento na aviação regional”, afirma Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul e presidente da Azul Conecta.
Frota de monomotores
A frota da Azul Conecta é composta por aeronaves Cessna Gran Caravan, turboélices monomotores com capacidade para até nove passageiros. A empresa opera com 27 desses aviões, incluindo três aparelhos dedicados ao transporte de cargas.
“Os modelos utilizados pela Azul Conecta são extremamente seguros. Clientes podem ter receio de voar, mas até embarcar pela primeira vez e sentir a mágica acontecer. Utilizar uma aeronave como essa para viajar pelo Brasil é maravilhoso”, avalia Costa.
Um dos destaques dos serviços da Azul Conecta é a Rota das Emoções, que oferece um voo panorâmico pelos principais pontos turísticos do litoral do Ceará, Piauí e Maranhão, destacando as características únicas de cada destino.
A Azul Conecta continua a liderar o setor de aviação regional cumprindo sua missão de conectar o Brasil, uma rota de cada vez. Com sua expansão constante, a empresa está assegurando que os brasileiros tenham acesso a oportunidades em todas as partes do país, aproximando pessoas e lugares como nunca antes.