A Lockheed Martin realizou a cerimônia de entrega dos dois primeiros caças F-16 Bloco 70 da República da Eslováquia em 29 de fevereiro.
O evento nas instalações de Greenville contou com a presença do vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa da República Eslovaca, Robert Kaliňák, juntamente com delegados dos Estados Unidos e da Eslováquia.
As duas aeronaves, um F-16C de assento único e um F-16D de dois assentos, ainda permanecerão nos EUA para treinamento de manutenção.
Os primeiros caças, no entanto, serão enviados para a Eslováquia ainda em 2024, com mais jatos sendo concluídos até 2025.
“A Eslováquia está na vanguarda da adoção do caça de 4ª geração mais avançado da Europa, o F-16 Block 70. Esses jatos não representam apenas uma aliança mais forte entre a Eslováquia, os Estados Unidos e os aliados da OTAN, mas também equipar a Força Aérea Eslovaca com capacidades avançadas para enfrentar os desafios de segurança do século XXI”, disse OJ Sanchez, vice-presidente e gerente geral do Integrated Fighter Group da Lockheed Martin.
A Força Aérea Eslovaca receberá 14 caças F-16C/D Bloco 70 que substituirão os 13 MiG-29 recentemente desativados que foram transferidos para a Ucrânia
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Os caças F-16 Block 70 são equipados com o radar Northrop Grumman APG-83 AESA, aviônicos avançados e vida útil estrutural estendida de 12.000 horas.
A Lockheed Martin tem uma carteira de 133 jatos F-16 Block 70/72 a serem produzidos em Greenville, com um total de sete jatos entregues até o momento para países como Bahrein e Bulgária.