A Força Aérea dos EUA (USAF) e a F-35 Joint Program Office (JPO) retomaram as entregas de caças F-35A Lightning II da Lockheed Martin após um ano.
A fabicante enviou duas aeronaves em 19 de julho, que foram recebidas em unidades no Alabama e na Base Aérea de Nellis, em Nevada.
A despeito da retomada, os dois caças só poderão ser usados em treinamento já que o software TR-3 (Technical Refresh 3) não está pronto. Os F-35 podem voar com a versão “truncada” da atualização até que a versão definitiva seja aprovada, o que é esperado para o final de agosto.
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“A primeira fase entregará jatos com capacidade de treinamento inicial em julho e agosto. Até o final de agosto, entregaremos jatos com capacidade robusta de treinamento de combate, à medida que continuamos a entregar capacidades completas de combate TR-3 em 2025. Nosso foco tem sido fornecer aos nossos clientes aeronaves que sejam estáveis, capazes, e sustentável, e esta abordagem em fases faz isso”, disse o Tenente-General Mike Schmidt, Diretor Executivo do Programa do JPO
Por enquanto apenas os Estados Unidos terão acesso aos novos F-35 enquanto clientes internacionais terão de aguardar mais tempo.
A Lockheed e o Departamento de Defesa dos EUA não revelaram quantos F-35 foram produzidos e armazenados enquanto a pausa durou, mas acredita-se que cerca de 120 aeronaves tenham sido concluídas nesse intervalo.
O Pentágono havia suspendido as entregas dos F-35 em julho de 2023 após a atualização TR-3 não se mostrar pronta para serviço.
A atualização é considerada a base para um novo pacote de melhorias chamado de Bloco 4 e que será lançado no futuro. O problema causado pelo TR-3 afetou também outros países como a Dinarmarca e Bélgica.