A Lockheed Martin revelou nesta quinta-feira (7) o primeiro caça F-16 Bloco 70 da Força Aérea Eslovaca.
A aeronave de combate faz parte de uma encomenda de 14 jatos supersônicos assinada em 2018. Eles substituirão os 13 MiG-29 que estavam em operação até poucos meses atras.
Em março, o governo eslovaco enviou os primeiros MiG-29 para a Ucrânia, como parte da ajuda militar ao país, que tenta recuperar regiões no leste tomadas pela Rússia após uma invasão militar iniciada em fevereiro de 2022.
“Esses F-16 permitirão que a Força Aérea Eslovaca fique à frente das ameaças na região e faça parte da missão aliada na Europa, na OTAN e em todo o mundo”, disse OJ Sanchez, vice-presidente do Grupo de Caça Integrado da Lockheed Martin. . “Este jato representa a forte parceria entre a Lockheed Martin, os Estados Unidos, a República Eslovaca e aliados”.
O F-16 eslovaco foi montado em Greenville, na Carolina do Sul, em uma nova linha de montagem da Lockheed Martin que substituiu a fábrica original do caça, em Fort Worth, Texas. A unidade produz atualmente o F-35 Lightning II.
Os novos caças serão alocados na 81ª Ala Otto Smik, em Sliač. Os pilotos eslovacos já estão aptos a voar no F-16 desde 2021, após terem concluído treinamento nos EUA.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O primeiro F-16 deverá ser entregue em 2024, dois anos após o plano inicial.