A Airbus espera entregar o primeiro A350F em 2026, mas a Etihad Airways já decidiu ampliar as encomendas do cargueiro de nova geração.
Segundo Stanislas Brun, vice presidente da divisão de carga da empresa aérea, mais três jatos foram encomendados.
A Etihad havia encomendado sete A350F em 2022 e reservado três slots de produção, que agora foram confirmados, segundo disse o executivo à FreightWaves.
Com isso, a Etihad terá 10 A350F no futuro, que irão operar em conjunto com cinco Boeing 777F atualmente em serviço.
Programa com pequeno atraso
O A350F foi lançado pela Airbus para capturar mercado de grandes cargueiros, segmento dominado pela Boeing.
Mistura do A350-900 com o A350-1000, o cargueiro poderá transportar até 111 toneladas em distâncias de 8.700 km.
A Airbus promete um consumo 20% menor que o 77F, aeronave que deixará de ser produzida a partir de 2028 por questões ambientais estabelecidas pela OACI.
O programa, contudo, teve um pequeno atraso no cronograma. Antes com entrada em serviço prevista para 2025, o A350F deve estrear no final de 2026, segundo a fabricante.
Até outubro havia 55 pedidos firmes que, portanto, chegarão a 58 aeronaves com o acréscimo do pedido extra da Etihad.