Depois de ganhar mais dois clientes na Europa, a Áustria e a República Tcheca, o KC-390 assistiu ao seu rival, o C-130J, conquistar um novo pedido nesta semana.
A República das Filipinas anunciou a seleção do Lockheed Martin C-130J-30 Super Hercules como nova aeronave de transporte tático. Serão recebidas três aeronaves da versão alongada, com 5 metros a mais de espaço para cargas.
A Força Aérea Filipina é operadora de antigos C-130 desde o começo dos anos 70 e conta com quatro aeronaves das versões B, H e T.
De acordo com o governo filipino, o contrato prevê a entrega da primeira aeronave em julho de 2026, seguido do segundo C-130J em outubro e do terceiro em janeiro de 2027.
Não se tem notícia se a Embraer chegou a apresentar o KC-390 para a Força Aérea Filipina, que possui uma relação próxima com a empresa brasileira, graças à frota de seis A-29 Super Tucanos, entregues em 2020.
Mas o comunicado do governo dá indícios que não teria havido uma concorrência já que a Lockheed teria sido contratada desde 2021. Segundo o porta-voz do Departamento de Defesa, Arsenio Andolong, “a aquisição começou em 2021, no âmbito do Segundo Horizonte do Programa de Modernização das Forças Armadas das Filipinas (AFP). O projeto foi concedido à Lockheed Martin, uma empresa americana aeroespacial, de defesa de armas, segurança da informação e tecnologia.”
“As tripulações da Força Aérea Filipina há muito demonstram o que o C-130 foi projetado para fazer: ir a qualquer lugar – em qualquer condição – para levar esperança e ajuda onde é mais necessário”, disse Rod McLean, vice-presidente e gerente geral de Mobilidade Aérea da Lockheed Martin.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Lockheed Martin afirma ter 26 operadores do C-130J, versão aprimorada do Hercules, que voam em 22 países. Até o momento, foram entregues mais de 525 C-130J Super Hercules em 10 variantes de missão.