A Embraer anunciou que a empresa polonesa LOTAMS será responsável pelo primeiro Centro de Serviço Autorizado (EASC) para a família E2 na Europa.
O início dos serviços ocorrerá assim que a Autoridade de Aviação Civil Polonesa concluir o processo de auditoria e emitir a autorização de operação.
Segundo a Embraer irá fornecer verificações de rotina, manutenção programada e não programada e reparos de componentes da família E2, que compreende o E190-E2 e o E195-E2.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Base técnica da LOT até 2010, a LOTAMS já é parceira do fabricante brasileiro desde 2002, mas em 2012 passou a ser a EASC para os jatos ERJ e E-Jets de primeira geração.

“Desde então, a LOTAMS tem fornecido E-Jets à Embraer de companhias aéreas de toda a Europa, com uma média de 250 mil horas/ano em verificações pesadas e de manutenção de linha”, disse a Embraer.
A LOTAMS tem atualmente cinco baías para serviços de manutenção de E-Jets e pode adicionar outras se precisar atender a frota de E2.
“Agradecemos a oportunidade de participar deste projeto e certificar nossas instalações como um centro autorizado de manutenção de aeronaves E2. Isso dá continuidade à cooperação de longa data estabelecida na criação da LOTAMS. Com o processo de certificação concluído, estamos prontos para fornecer serviços de manutenção para a frota E2 em toda a Europa”, disse Ewa Kołowiecka, CEO da LOTAMS.
À espera da decisão da LOT Polish Airlines
A despeito de poder atender clientes em toda a Europa, a nomeação da LOTAMS é mais um esforço da Embraer para ampliar sua parceria na Polônia.
A empresa brasileira recentemente fez um tour pelo país, oferecendo a promessa de investimentos caso suas aeronaves sejam escolhidas por concorrências importantes.

Uma delas é por um pedido de aeronaves de transporte tático pela força aérea, onde concorre o C-390 Millennium.
A outra é um aguardado pedido da LOT Polish Airlines, transportadora de bandeira da Polônia, que pode adquirir 84 aeronaves com até 150 assentos.
O E2 disputa o contrato com o Airbus A220 e uma decisão é esperada para breve. A LOT já opera 47 aviões da Embraer, incluindo três E195-E2 arrendados.