A Lufthansa deverá estrear o Boeing 787-9 Dreamliner no início de 2022, estimam sites de notícias alemães. A companhia aérea de bandeira tem 25 pedidos firmes pelo jato, cinco dos quais feitos em maio e que incluem unidades já produzidas para outros clientes.
São esses cinco 787 que deverão ser entregues a partir do final de 2021 e que estariam sendo reconfigurados para os padrões da Lufthansa, o que inclui uma nova cabine de passageiros que será usada também no 777X.
A estreia do Dreamliner na Lufthansa foi confirmada nesta terça-feira, 7. Será a cidade de Toronto, no Canadá, mas é bastante provável que os primeiros aviões realizem voos de curta distância para familiarizar pilotos, comissários e pessoal de solo.
Vale lembrar que a encomenda do Boeing 787 inclui também outras companhias aéreas do grupo Lufthansa como a Swiss e a Austrian Airlines.
Por essa razão, a companhia alemã só deverá colocar o novo widebody em serviço quando tiver ao menos dois jatos recebidos, a fim de contar com uma margem para possíveis problemas operacionais.
Restrições da FAA
O plano da Lufthansa, no entanto, poderá ser afetado pelos problemas de qualidade que o 787 vem enfrentando. A FAA, regulador de aviação civil dos EUA, barrou as entregas do Dreamliner enquanto a Boeing não comprovar que essas aeronaves tiveram seus problemas corrigidos em aspectos como fiação e conformidade de partes da fuselagem.
Segundo fontes do The Wall Street Journal, o jato comercial não deve ter novas unidades entregues até pelo menos o final de outubro. Embora os primeiros aviões já tenham sido fabricados, é possível que eles tenham que passar por inspeções detalhadas antes de serem liberados para voo comercial.