Após aposentar seus 17 A340-600 em 2020, a Lufthansa anunciou nesta sexta-feira, 25 que reativará cinco desses jatos quadrimotores a partir de meados de 2022 por conta do aumento da demanda premium nos voos de longo alcance.
O A340-600 possui quatro classes de voo, incluindo a primeira classe, e pode levar entre 281 e 297 passageiros, dependendo da configuração da aeronave.
Os cinco jatos da Airbus ficarão baseados no Aeroporto de Munique e serão usados em rotas para a América do Norte e Ásia, explicou a empresa em nota.
A notícia surpreende por conta de a Lufthansa ter implementado um programa de desativação de aeronaves de quatro motores, que são menos eficientes e poluem mais do que os bimotores modernos como o A350-900 – do qual adquriu mais cinco aviões recentemente.
Segundo maior jato de passageiros da Airbus
É justamente a carência do widebody avançado da Airbus que teria motivado a reativação do A340-600. Segundo a Lufthansa, apenas no segundo semestre de 2023 chegarão os primeiros A350-900 equipados com a primeira classe.
A empresa aérea, no entanto, salientou que o A340-600 será de fato retirado de serviço no futuro. Das 17 aeronaves que existiam na frota até o ano passado, 12 estão em processo de venda e as cinco reativadas também serão vendidas posteriormente, à medida que voltem a ser sacadas de operação com a chegada dos A350.
A Lufthansa chegou a contar com 24 A340-600 em sua frota, ela que é a maior variante da família de widebodies de longo alcance. Com 75,4 metros de comprimento e peso máximo de decolagem de 380 toneladas, o jato quadrimotor só perde em tamanho para o A380 na linha de aviões da Airbus.