O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, revelou durante a Assembléia Geral da IATA em Doha, que a possível volta do Airbus A380 à operação será decidida até o final de julho.
“Precisamos de cerca de nove meses para nos prepararmos para a programação do verão de 2023, por isso teremos que decidir trazer de volta o A380 antes das férias de verão, antes de eu sair de férias”, disse o executivo da companhia aérea alemã.
A Lufthansa tinha 14 A380 em operação, mas seis deles serão devolvidos à Airbus em outubro enquanto os oito restantes estão armazenados.
Por conta da crescente demada por viagens aéreas de longa distância, a Lufthansa encontra-se desfalcada de aeronaves para esses voos. A situação foi agravada pelo atraso nas entregas dos jatos 787-9 e 777-9, da Boeing, que preencheriam parte da lacuna deixada pelo A380.
Recentemente, Spohr admitiu que trazer de volta o maior avião de passageiros do mundo poderia ser uma alternativa para atender rotas de grande demanda como os voos para os Estados Unidos.
Para isso, a companhia precisará treinar pilotos já que atualmente existem apenas 14 tripulantes aptos a voar no A380. A solução deverá ser a qualificação de pilotos do A350, explicou o CEO.
A outra alternativa estudada pela Lufthansa é contar com o Boeing 777-300ER, uma aeronave que o grupo opera em subsidiárias como a Swiss.
Novo jato regional
Spohr também comentou sobre a futura encomenda de um jato regional para substituir os Embraer E-Jets e Mitsubishi CRJs. Segundo ele, a Lufthansa avaliou o modelo E2, de nova geração, mas que o projeto foi postergado sem prazo definido.