A Lufthansa e o Ministério das Finanças da Itália resolveram suas disputas e um novo acordo para aquisição de 41% da ITA Airways foi encaminhado para a Comissão Europeia, disse o governo do país na segunda-feira, 11.
O grupo alemão havia pleiteado mudanças no acordo original, assinado em maio de 2023, em virtude dos resultados piores da transportadora italiana.
Segundo relatos, a Lufthansa pretendia reduzir o valor acertado de 325 milhões de euros em 10 milhões de euros e ficar com 49% da ITA Airways.
O governo italiano, no entanto, recusou qualquer alteração. Para ser aceita pela Comissão Europeia, a venda para a Lufthansa envolverá o repasse de slots nos aeroportos de Milão e Roma para concorrentes.
Segundo fontes do Corriere Della Serra, a Lufthansa deverá vender rotas no Aeroporto Linate para a easyJet. Já aAir France-KLM e o Grupo IAG (holding que controla a British Airways, Iberia, entre outras) assumirão voos de Roma Fiumicino para San Francisco, Washington e Toronto.
A ITA Airways surgiu em novembro de 2020 como substituta da combalida Alitalia. A nova empresa aérea assumiu os voos e parte da frota de aviões da antecessora em 15 de outubro de 2021.
A despeito do início do zero, a transportadora logo registrou prejuízos significativos.