O Grupo Lufthansa tomou a dianteira nas negociações para aquisição de 20% da Air Europa, companhia aérea espanhola de baixo custo.
Segundo o El Economista, a Globalia, que controla a Air Europa, estaria próxima de fechar um acordo com a empresa aérea alemã que assim passaria a ter a mesma participação que o Grupo IAG (British Airways e Iberia).
O percentual de 20% é o limite para que um acordo não tenha que passar por aprovações regulatórias e ao mesmo tempo é uma saída para a controladora pagar 475 milhões de euros em empréstimos tomados do governo durante a pandemia.
A Air Europa seria adquirida pelo IAG após anúncio em novembro de 2019, que se dispôs a pagar 1 bilhão de euros pela empresa. O covid-19, no entanto, surgiu logo em seguida e pausou a negociação.
Em dezembro de 2021, o acordo foi desfeito após os efeitos da pandemia e também restrições regulatórias.
No ano seguinte, a IAG adquiriu 20% da Air Europa e pretendia assumir seu controle por 400 milhões de euros em 2023. Porém, em agosto de 2024 o grupo encerrou os planos em definitivo.
Desde então a Globalia busca outro parceiro para a transportadora. Em novembro passado, a Air France-KLM surgiu como favorita a adquirir os 20% mas as conversas não evoluíram.
A Lufthansa, por sua vez, acaba de assumir 41% da ITA Airways e deve controlar a empresa aérea italiana num futuro próximo.
O grupo também é um dos maiores interessados na privatização da TAP Air Portugal, hoje controla pelo estado português.
A Air Europa fechou 2024 com receitas de 2,9 bilhões de euros, 6% maiores do que em 2023 e viu seu valor de mercado subir 30% desde o final de 2022.