Após a aprovação de comprar 40% da ITA Airways, a Lufthansa tem um novo alvo: a TAP Air Portugal.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, Carsten Spohr, CEO da Lufthansa Group, viajará nos próximos dias para Lisboa para apresentar a proposta ao governo português.
O objetivo da Lufthansa é ampliar sua presença em uma das regiões em que ela está em desvantagem em relação às concorrentes Air France-KLM e British Airways-Iberia (Grupo IAG): a América do Sul.
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Pela proposta, a Lufthansa compraria 19,9% da TAP por até € 200 milhões, avaliando a transportadora portuguesa em € 1 bilhão. O percentual baixo é para evitar o escrutínio da Comissão Europeia, que aprovou recentemente a compra da ITA Airways. Caso aprovado, a Lufthansa espera fechar o acordo no início de 2025.
Com a TAP, a Lufthansa ganharia uma sólida presença na África Oriental e América do Sul, principalmente no mercado brasileiro. E caso a aquisição seja aprovada pelo governo português, será a sexta companhia de bandeira sob o guarda-chuva do Lufthansa Group: Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines e ITA Airways.
O governo português pretende vender 51% da TAP e por seu potencial nas ligações entre América do Norte, América do Sul, África e Europa, vem atraindo atenção das principais companhias europeias: Air France-KLM, British Airways-Iberia e Lufthansa.
Entre as três, a Lufthansa é a que tem menor presença entre as rotas Europa-América do Sul.