Após meses de intensas negociações, o Grupo Lufthansa e o Ministério da Economia e Finanças da Itália concluíram um acordo para que a companhia aérea alemã assuma 41% de participação na ITA Airways.
Para isso a Lufthansa injetará 325 milhões de euros na transportadora de bandeira italiana por meio do aumento do seu capital. O governo italiano também se comprometeu a investir na empresa com mais 250 milhões de euros.
A finalização do contrato, no entanto, ainda está pendente, assim como a aprovação do negócio pelas autoridades competentes.
Em encontro entre o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, e o ministro da Economia e Finanças, Giancarlo Giorgetti, nesta quinta-feira (25) na Itália, ficou acertado que a ITA Airways ampliará a sua frota para 94 aeronaves em 2027, de 71 jatos atualmente.
A força de trabalho também crescerá, de 4.300 empregados para mais de 5.500 pessoas no final do plano de investimento acertado.
“O acordo de hoje é vantajoso para a Itália, ITA Airways e Lufthansa Group. E é uma boa notícia para os clientes italianos e para a Europa, porque uma ITA mais forte fortalecerá a concorrência no mercado italiano”, disse Spohr.
“Como uma empresa jovem com uma frota moderna e com seu hub eficiente e em expansão em Roma, a ITA se encaixa perfeitamente no Grupo Lufthansa. Em Milão, a ITA atende uma forte área de influência que também oferece potencial de crescimento”, acrescentou.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo a Lufthansa, a integração com a ITA começará assim que o acordo for aprovado. A Itália é o maior mercado do grupo após a Alemanha e os EUA e a compra da companhia aérea era um antigo desejo do grupo, que entre as cláusulas acertadas poderá no futuro assumir a totalidade das ações.
“Hoje termina a jornada que marcou a história da transportadora de bandeira nacional com a perspectiva de integração com uma importante transportadora europeia”, celebrou Giorgetti.
Nota do editor: o título foi corrigido por ter originalmente informado um valor de 325 bilhões erroneamente. A Lufthansa irá desembolsar 325 milhões de euros por 41% da ITA Airways. Pedimos desculpas pelo erro.